DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ESTADO DE RONDÔNIA: UMA PROFISSÃO FEMINIZADA?
Resumo
Em meados do século XIX a docência passou a adquirir um caráter eminentemente feminino, estando à maioria dos estudos voltados para a questão do magistério. Dessa forma, tomamos como foco a docência em Ciências Biológicas, que habilita o(a) profissional para atuar no Ensino Fundamental e Médio com objetivo de identificar se a mesma está feminizada no Estado de Rondônia. Assim, foi utilizada a pesquisa documental para levantamento de dados de gênero de professores(as) por meio da documentação fornecida pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), dados dos concluintes do curso de Ciências Biológicas em uma instituição privada e edital do último concurso público para professor(a) classe C realizado no Estado. Os dados obtidos nos permitem concluir que semelhante à docência feminizada do magistério, também pode estar caminhando a docência em Ciências Biológicas no Estado.
Palavras-chave: Feminização. Docência. Levantamento.
ABSTRACT: In the mid-nineteenth century, the teaching went on to acquire an eminently feminine character, with the majority of studies focused on the issue of teaching. Thus, one takes focused on teaching in life sciences, which enable (a) professional to work in primary and secondary education in order to identify whether it is feminized in the state of Rondônia. Thus, we used the documentary research to survey teachers gender data (as) through the documentation provided by the State Department of Education (SEDUC), data were graduating in biological sciences at a private institution and the latest tender notice for teacher (a) class C held in the state. The data obtained allow us to conclude that such a feminized teaching of the Magisterium, also walks teaching in life sciences in the state.
Keywords: Feminization. Teaching. Lifting.