UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DENTRO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E HUMANIDADES (PPGECH) DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO AGRICULTURA E AMBIENTE (IEAA) UFAM

Autores

  • Rositania Campos Diniz
  • RENATO ABREU LIMA
  • Josemar Farias da Silva

Resumo

O presente artigo foi idealizado a partir da pesquisa, voltada para a construção do projeto de dissertação, despertando o interesse em analisar a produção cientifica do programa, direcionada para a educação inclusiva, sendo possível observar a preocupação dos mestrandos com a educação inclusiva e seu desenvolvimento, este estudo surge a partir do questionamento sobre as pesquisas dentro da educação inclusiva e quais as necessidades e/ou fragilidades percebidas pelos mesmo para a elaboração de suas pesquisas. Este trabalho objetiva analisar o quantitativo de pesquisas desenvolvidas no programa dentro da temática educação inclusiva, seus objetivos e métodos utilizados. Esta pesquisa é uma revisão de literatura integrativa, buscando responder os questionamentos e a relevância futura de tais pesquisas. A mesma se deu a partir de pesquisa dentro da plataforma do próprio programa, foram encontrados seis trabalhos desenvolvidos dentro da educação inclusiva, com métodos de análises diferenciadas, no entanto os métodos, buscando mais que responder questionários fechados, mas analisar as vivência envolvida dentro dos trabalhos, foi possível observar a preocupação para com a vivencia dos docentes e futuros docentes em se moldar a necessidade da reflexão para a didática do professor e os desafios enfrentados por tal classe.

Palavras-chave: Desafio da inclusão, prática pedagógica inclusiva, inclusão escolar no Amazonas, formação docente, estudo da arte.

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Acesso em: 01/08/2024

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Publicado

2025-01-02

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