O LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA EM BANCOS DE DADOS DO PERIÓDICO CAPES
Resumo
Este artigo busca analisar os artigos que abordam a temática do livro didático relacionado ao componente curricular química. A construção do trabalho tem uma revisão integrativa a partir da abordagem qualitativa do tipo estado do conhecimento, os descritores utilizados foram “livro didático” e “ensino de química”. A base utilizada para a pesquisa dos artigos teve como fonte disponível o periódico CAPES, plataforma que pode ser encontrada no site da UFAM, a partir dos descritores “Livro didático” e “ensino de Química”. Os resultados revelam que os artigos não apenas transmitem elementos, mas também refletem visões epistemológicas, valores sociais e práticas educativas. Perante os trabalhos analisados podem ser destacados a contextualização dos conteúdos, a utilização de estratégias de questionamento, a inclusão de textos de divulgação cientifica, a representação histórica da química e a acessibilidade para alunos. Dessa forma, podemos compreender que há espaço para aprimoramento na concepção e implementação dos materiais didáticos, visando uma educação de qualidade.
Palavras chaves: livro didático, química, CAPES, estado do conhecimento.
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