ESTRATÉGIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NUMA PErSPECTIVA NEUROPSICOPEDAGÓGICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Carolina Cony Fonseca LIEENP/CENSUPEG
  • Fabrício Bruno Cardoso Faculdade CENSUPEG

Palavras-chave:

Alfabetização. Crianças. Autismo.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo estabelecer uma reflexão critica e dialética sobre métodos existentes para alfabetização de crianças autistas numa perspectiva neuropsicopedagógica. Para a consecução do referido objetivo optou-se por realizar uma revisão de literatura integrativa, utilizando a base de dados Pubmed, Scielo, Science Direct, entre os anos de 2014 e 2020, com as seguintes palavras chaves em português e inglês: alfabetização para crianças autistas; programas de alfabetização para autistas. Nossos resultados mostram a existência de  programas  de leitura e escrita que utilizam livros, apostilas  e aplicativos digitais, que podem ser baixados em computadores, tablets ou celurares,. Destaca-se o programa TEACCH que desde a alfabetização contribui também com a organização de atividades diárias , materiais e ambientes utilizados pela criança e por fim destaca-se também o  Método Fônico que é um método de alfabetização que primeiro estimula  a aprendizagem dos sons de cada letra para depois contruir  sons em conjunto (sílabas) para alcançar a pronúncia completa da palavra.

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Biografia do Autor

Carolina Cony Fonseca, LIEENP/CENSUPEG

Especialista em Neuropsicopedagogia. LIEENP/CENSUPEG

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Fonseca, C. C. ., & Bruno Cardoso, F. (2024). ESTRATÉGIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NUMA PErSPECTIVA NEUROPSICOPEDAGÓGICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 4(7), e7493. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/7493