ESTRATÉGIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NUMA PErSPECTIVA NEUROPSICOPEDAGÓGICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores/as

  • Carolina Cony Fonseca LIEENP/CENSUPEG
  • Fabrício Bruno Cardoso Faculdade CENSUPEG

Palabras clave:

Literatura. Niños. Autismo.

Resumen

O presente estudo teve por objetivo estabelecer uma reflexão critica e dialética sobre métodos existentes para alfabetização de crianças autistas numa perspectiva neuropsicopedagógica. Para a consecução do referido objetivo optou-se por realizar uma revisão de literatura integrativa, utilizando a base de dados Pubmed, Scielo, Science Direct, entre os anos de 2014 e 2020, com as seguintes palavras chaves em português e inglês: alfabetização para crianças autistas; programas de alfabetização para autistas. Nossos resultados mostram a existência de  programas  de leitura e escrita que utilizam livros, apostilas  e aplicativos digitais, que podem ser baixados em computadores, tablets ou celurares,. Destaca-se o programa TEACCH que desde a alfabetização contribui também com a organização de atividades diárias , materiais e ambientes utilizados pela criança e por fim destaca-se também o  Método Fônico que é um método de alfabetização que primeiro estimula  a aprendizagem dos sons de cada letra para depois contruir  sons em conjunto (sílabas) para alcançar a pronúncia completa da palavra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina Cony Fonseca, LIEENP/CENSUPEG

Especialista em Neuropsicopedagogia. LIEENP/CENSUPEG

Citas

FARIAS, E. B. et al. ABC AUTISMO: Um aplicativo móvel para auxiliar na alfabetização de crianças com autismo baseado no Programa TEACCH. Sociedade Brasileira de Computação. 10: 458-469., 2014.

HOWORTH, S. et al. Effects of the TWA strategy on expository reading comprehension of students with autism. British Journal of Special Education, 43(1): 39–59, 2016.

LEMOS, L. Brainy Mouse: seus desafios e práticas. XVII SBGames – Foz do Iguaçu – PR – Brazil, October 29th – November 1st, 2018.

LEYTHAM, P. A. et al. Evaluation of the nonverbal reading approach for two 12 to 13-year-old students with ASD. Research in Autism Spectrum Disorders, 9, 68–76, 2015.

MANSUR, O. M. F. C.; NUNES, L. R. O. P. . POSSIBILIDADES DO USO DE JOGOS DIGITAIS COM CRIANÇA AUTISTA: ESTUDO DE CASO. In: Vera Lúcia Caminha , Julliane Huguenin, Lúcia M. de Assis , Priscila Pires Alves. (Org.). AUTISMO: VIVÊNCIAS E CAMINHOS. 1ed.S PAULO: BLUCHER, 2016, v. 1, p. 77-90.

MCINTYRE, N. S. et al. The scope and nature of reading comprehension impairments in school-aged children with higher-functioning autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, 47: 2838–2860, 2017.

MORAIS, E. S.; TAVARES, S. B. C.; SILVA, R. Panlexia como recurso pedagógico dentro do programa Teacch na alfabetização de crianças com autismo e com deficiência intelectual. Ciencias Empresariales y Sociales, 1: 1121-1135, 2016.

NASH, R.; ARCIULI, J. Prosodic awareness is related to reading ability in children with autism spectrum disorders. Journal of Research in Reading, 39, 72–87, 2016.

NATION, K. et. al. Patterns of Reading Ability in Children with Autism Spectrum Disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, 36(7), 911–919, 2006.

PANTOJA, J. ; SOUSA, A. ; JÚNIOR, R. M. A. . Alfa autista: uma aplicação mobile para o auxílio na alfabetização do autista através de método fônico. Um estudo de caso na APAE-Marabá. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 1: 1873-1877, 2018.

ROSA, T.; RAMOS CALDERIPE, A.; DE ALCINO RANGEL, G. Uma apostila, um menino com espectro autista e duas professoras. Revista do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 9, n. 2, 3 mar. 2020.

SARTORATO, F. et al. Improving therapeutic outcomes in autism spectrum disorders: Enhancing social communication and sensory processing through the use of interactive robots. Journal of Psychiatric Research, 90, 1–11, 2017.

WALTER, E. C.; NUNES, D. R. P. Avaliação Da Eficácia De Um Programa De Compreensão Da Leitura Oral Dialógica Por Criança Com Autismo. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, 2020.

Publicado

2024-10-29

Cómo citar

Fonseca, C. C. ., & Bruno Cardoso, F. (2024). ESTRATÉGIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NUMA PErSPECTIVA NEUROPSICOPEDAGÓGICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Electrónica Investigación Y Práctica En Educación Inclusiva, 4(7), e7493. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/7493