ESTRATÉGIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NUMA PErSPECTIVA NEUROPSICOPEDAGÓGICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Palabras clave:
Literatura. Niños. Autismo.Resumen
O presente estudo teve por objetivo estabelecer uma reflexão critica e dialética sobre métodos existentes para alfabetização de crianças autistas numa perspectiva neuropsicopedagógica. Para a consecução do referido objetivo optou-se por realizar uma revisão de literatura integrativa, utilizando a base de dados Pubmed, Scielo, Science Direct, entre os anos de 2014 e 2020, com as seguintes palavras chaves em português e inglês: alfabetização para crianças autistas; programas de alfabetização para autistas. Nossos resultados mostram a existência de programas de leitura e escrita que utilizam livros, apostilas e aplicativos digitais, que podem ser baixados em computadores, tablets ou celurares,. Destaca-se o programa TEACCH que desde a alfabetização contribui também com a organização de atividades diárias , materiais e ambientes utilizados pela criança e por fim destaca-se também o Método Fônico que é um método de alfabetização que primeiro estimula a aprendizagem dos sons de cada letra para depois contruir sons em conjunto (sílabas) para alcançar a pronúncia completa da palavra.
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