INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS POR MEIO DE DESENHOS PARA O ALUNO CEGO: DESENHANDO POSSIBILIDADES
Palavras-chave:
Palavras-chave: Deficiência Visual – Desenho – Interpretação.Resumo
[1]: Este trabalho busca apresentar a utilização do desenho como uma atividade escolar possível para o aluno com deficiência visual. A pesquisa parte da prática como professora do Centro Estadual de Educação Especial de Caetité- CEEEC; onde é utilizado um instrumento de desenho adaptado para alunos com deficiência visual no trabalho de interpretação de fábulas, textos e histórias. Foram aplicadas propostas de leituras e desenhos durante os atendimentos de Braille, no período entre abril/2014 e março/2015. O objetivo é demonstrar o desenho como ferramenta de interpretação de textos pelo aluno com deficiência visual. Têm-se como base teórica os estudos de AMIRALIAN (1997), DUARTE (2003), dentre outros. As atividades possibilitaram evidenciar que o uso do desenho como ferramenta de interpretação textual favorece aprendizagem, a participação e a expressão artística dos alunos com deficiência visual e melhora o processo de inclusão em classes comuns como representação de conhecimento e de comunicação da pessoa cega.
[1] Resumo publicado nos anais do III Seminário Internacional Cooperação Brasil-Quebec: diversidade e educação, 2017.
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Referências
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