INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS POR MEIO DE DESENHOS PARA O ALUNO CEGO: DESENHANDO POSSIBILIDADES

Authors

  • Cymone Martins Cotrim Teixeira Centro Estadual de Educação Especial de Caetité

Keywords:

Palavras-chave: Deficiência Visual – Desenho – Interpretação.

Abstract

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cymone Martins Cotrim Teixeira, Centro Estadual de Educação Especial de Caetité

Doutoranda em Ensino pelo Programa de Pós- Graduação em Ensino PPGen (UESB); Mestre em Ensino pelo Programa de Pós- Graduação em Ensino PPGen (UESB),membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e Gestão da Educação Básica - UESB. Graduada em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Graduada em Pedagogia (Uninter).Especialista em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação na área específica de Ciências Humanas (FACINTER). Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva (FACINTER) Especialista em Educação Especial na área de Deficiência Visual (UNEB). Áreas de interesse Políticas Públicas para a Educação , Educação e Educação Inclusiva. Atua como Professora de Atendimento Especializado (Braille) no Centro Estadual de Educação Especial de Caetité - Ba.

References

AMIRALIAN, Maria Lúcia T. M. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de Desenhos-Estórias. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

BOSI, Eclea. Memória e Sociedade. Lembranças de velhos. 11ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

COHEN, H. Neurociência para Fisioterapeutas. 2 ed. São Paulo: Manolle, 2001.

DUARTE, M. L. B. Sobre o funcionamento Cerebral e a importância do desenho para os cegos. In: MEDEIROS, M. B. de. (Org.) A arte da pesquisa. Brasília, DF: UnB/ANPAP, 2003, p.113-125.

FERREIRA, S. Imaginação e linguagem no desenho da criança. Cmpinas: Papirus, 1998.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

VYGOTSKI, L.S. Obras Escogidas V. Fundamentos da defectologia. Madrid: Visor, 1997.

Published

2024-10-29

How to Cite

Martins Cotrim Teixeira, C. (2024). INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS POR MEIO DE DESENHOS PARA O ALUNO CEGO: DESENHANDO POSSIBILIDADES. Jornal Research and Practice on Inclusive Education, 4(7), e7405. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/7405