DOCÊNCIA E INCLUSÃO: DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE IBIRITÉ (MG)
Palavras-chave:
Desafios. Educação Inclusiva. Docência.Resumo
Um dos maiores desafios do sistema escolar no Brasil é a inclusão. Não basta matricular os alunos que possuem deficiência, é preciso garantir ações didático-pedagógicas para que ela de fato aconteça. Aos professores cabem esta tarefa dentro da sala de aula, construindo novas propostas de ensino, visando assim, facilitar este processo. Nesta perspectiva, o objetivo desse estudo foi investigar a realidade de docentes diante dos desafios impostos pela inclusão escolar em uma escola pública estadual de Ibirité - MG. Foi utilizada uma abordagem qualitativa de pesquisa com característica de estudo de caso. A coleta de dados foi obtida através de questionário e entrevista semiestruturada. A pesquisa indicou a inexistência de capacitação profissional promovida pela instituição. Entretanto, evidenciou-se que as professoras têm procurado atividades diferenciadas que atendam às necessidades dos alunos de inclusão, bem como utilizam formas alternativas para avaliá-los.
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