O USO DA EPISTEMOLOGIA CONVERGENTE COMO MÉTODO DE DIAGNOSE APLICADO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES PORTADORES DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): UM ESTUDO DE CASO CLÍNICO
a clinic case study.
Palavras-chave:
Neuropsicopedagogia. Epistemologia Convergente. TDAH.Resumo
Esta investigação teve por escopo evidenciar o uso de metodologias clínicas na Neuropsicopedagogia, mais especificamente, a Epistemologia Convergente, de Jorge Visca, como via de diagnose para casos de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Nesse sentido, procurou-se aplicar as etapas previstas no método de Visca a um caso clínico, o que dotou a pesquisa de uma natureza indicativo-experimental. Os instrumentos de obtenção de informações que pautaram a pesquisa, além daqueles previstos pela Epistemologia Convergente, foram a observação sistemática neutra e a utilização de um quadro conceitual classificatório da nosologia do TDAH, confeccionado em concordância com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), da American Psychiatric Association.
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