AVALIAÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS GLOBAIS EM CRIANÇAS COM E SEM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO
Palavras-chave:
Perturbação do espetro do autismo. Habilidades motoras globais. Intervenção precoce. Avaliação.Resumo
O objetivo desta investigação é a avaliação de habilidades motoras globais em crianças com e sem PEA, entre os 5 e os 6 anos de idade, na zona Norte de Portugal. O instrumento utilizado é a versão reduzida da Escala de avaliação da proficiência motora de Bruininks-Oserestsky - 2ª edição (BOT-2), com uma amostra de 50 crianças, 25 com PEA e 25 com desenvolvimento típico, na faixa etária dos 5 aos 6 anos. Utilizou-se o método quantitativo-correlacional, com recurso a análise descritiva e inferencial. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que existem diferenças no perfil de habilidades motoras globais entre crianças com e sem PEA, sendo que estas últimas apresentam melhores resultados. Verificamos que o perfil de habilidades motoras globais das crianças com e sem PEA não é influenciado pelo género, nem pela idade, nem pelo nível educacional e profissional dos pais. E ainda, quanto às crianças com PEA, o tipo e a frequência de apoio e o número de anos de apoio da criança também não influenciam o perfil de desenvolvimento das habilidades motoras globais.
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