AVALIAÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS GLOBAIS EM CRIANÇAS COM E SEM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO

Autores

  • Ana Paula Silva Pereira Centro de Investigação em Educação, instituto Educação, UM

Palavras-chave:

Perturbação do espetro do autismo. Habilidades motoras globais. Intervenção precoce. Avaliação.

Resumo

O objetivo desta investigação é a avaliação de habilidades motoras globais em crianças com e sem PEA, entre os 5 e os 6 anos de idade, na zona Norte de Portugal. O instrumento utilizado é a versão reduzida da Escala de avaliação da proficiência motora de Bruininks-Oserestsky - 2ª edição (BOT-2), com uma amostra de 50 crianças, 25 com PEA e 25 com desenvolvimento típico, na faixa etária dos 5 aos 6 anos. Utilizou-se o método quantitativo-correlacional, com recurso a análise descritiva e inferencial. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que existem diferenças no perfil de habilidades motoras globais entre crianças com e sem PEA, sendo que estas últimas apresentam melhores resultados. Verificamos que o perfil de habilidades motoras globais das crianças com e sem PEA não é influenciado pelo género, nem pela idade, nem pelo nível educacional e profissional dos pais. E ainda, quanto às crianças com PEA, o tipo e a frequência de apoio e o número de anos de apoio da criança também não influenciam o perfil de desenvolvimento das habilidades motoras globais.

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Biografia do Autor

Ana Paula Silva Pereira, Centro de Investigação em Educação, instituto Educação, UM

Possui doutoramento em Estudos da Criança, área de especialidade em Educação Especial, pelo Instituto de Educação, Universidade do Minho (2009). Atualmente é professora auxiliar do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação, Universidade do Minho e desenvolve o seu trabalho de investigação no Centro de Investigação em Educação (CIEd), no grupo de investigação: Desenvolvimento Psicossocial, Aprendizagem e Necessidades Especiais. Desde 2013 coordena o Mestrado de Educação Especial, Área de Especialização em Intervenção Precoce e desde 2015 é Diretora Adjunta do CIEd. Integra a Equipa de Supervisão da Região Norte do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância, em Portugal, desde 2011. Tem experiência na área da Educação Especial e Intervenção Precoce. As principais áreas científicas de interesse são: Práticas Centradas na Família em Intervenção Precoce, Perturbação do Espetro do Autismo e Práticas Recomendadas na Avaliação em Intervenção Precoce

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Pereira, A. P. S. (2024). AVALIAÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS GLOBAIS EM CRIANÇAS COM E SEM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 4(7), e5303. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/5303