PROPOSIÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores/as

  • Emanuella Fabrícia Carvalho dos Santos Instituto Federal Do Pará

Palabras clave:

estudio del átomo; Educación inclusiva; Materiales de enseñanza.

Resumen

A ciência química assim como matemática, física e outras compõem o currículo a ser estudados por alunos da educação básica. A vivência na escola deve contribuir para que as pessoas tenham formação para o mercado de trabalho, para a vida acadêmica e uma vida em sociedade dinâmica e saudável. O papel do professor é fundamental dentro da escola e se reflete em toda a sociedade, sendo um agente ativo para contribuir com a formação de um cidadão. Além de ser um educador, atuando como gestor de aprendizagem, o professor tem influência para orientar e motivar alunos desde o primeiro contato direto na escola. Pensando nestes contextos os materiais didáticos são instrumentos uteis que contribui para concretização de estudos e atividades voltadas para o ensino aprendizagem dos estudantes. Os recursos didáticos pensados nestes estudos são instrumentos viáveis que contribui para concretização de conhecimentos químicos a respeito do átomo e da tabela periódica.

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Biografía del autor/a

Emanuella Fabrícia Carvalho dos Santos, Instituto Federal Do Pará

manuella Fabrícia Carvalho dos Santos possui graduações em Ciências Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual do Maranhão (2008) e em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2023), possui especializações em metodologia do ensino de química pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2012) e Educação Inclusiva pela UNIASSELVI (2021). Possui mestrado em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Maranhão (2020). Atuou como docente na rede estadual de ensino nos anos de 2006 à 2014. Atualmente é professora de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Eixos de interesse: Química Inorgânica e Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em estudo de ligas metálicas. Educação Química, com ênfase no ensino de Ciências e de Química. Atualmente é doutoranda do Instituto de Química da UnB, onde o foco da pesquisa está em desenvolver novas composições de biomateriais metálicos.

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Publicado

2024-10-29

Cómo citar

Carvalho dos Santos, E. F. (2024). PROPOSIÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista Electrónica Investigación Y Práctica En Educación Inclusiva, 4(7), e9281. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/9281