PROPOSIÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE QUÍMICA

Authors

  • Emanuella Fabrícia Carvalho dos Santos Instituto Federal Do Pará

Keywords:

Atom study; Inclusive education; Didatic materials.

Abstract

A ciência química assim como matemática, física e outras compõem o currículo a ser estudados por alunos da educação básica. A vivência na escola deve contribuir para que as pessoas tenham formação para o mercado de trabalho, para a vida acadêmica e uma vida em sociedade dinâmica e saudável. O papel do professor é fundamental dentro da escola e se reflete em toda a sociedade, sendo um agente ativo para contribuir com a formação de um cidadão. Além de ser um educador, atuando como gestor de aprendizagem, o professor tem influência para orientar e motivar alunos desde o primeiro contato direto na escola. Pensando nestes contextos os materiais didáticos são instrumentos uteis que contribui para concretização de estudos e atividades voltadas para o ensino aprendizagem dos estudantes. Os recursos didáticos pensados nestes estudos são instrumentos viáveis que contribui para concretização de conhecimentos químicos a respeito do átomo e da tabela periódica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Emanuella Fabrícia Carvalho dos Santos, Instituto Federal Do Pará

manuella Fabrícia Carvalho dos Santos possui graduações em Ciências Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual do Maranhão (2008) e em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2023), possui especializações em metodologia do ensino de química pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2012) e Educação Inclusiva pela UNIASSELVI (2021). Possui mestrado em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Maranhão (2020). Atuou como docente na rede estadual de ensino nos anos de 2006 à 2014. Atualmente é professora de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Eixos de interesse: Química Inorgânica e Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em estudo de ligas metálicas. Educação Química, com ênfase no ensino de Ciências e de Química. Atualmente é doutoranda do Instituto de Química da UnB, onde o foco da pesquisa está em desenvolver novas composições de biomateriais metálicos.

References

AGUIAR, J. S. D., DUARTE, E. (2005) Educação inclusiva: um estudo na área da educação física. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 11, n. 2, p. 223-240.
ANDRADE, C. C. S.; FERNANDES, E. M. (2013) Produção e Adaptação de Material Didático para Apoiar Aluno Deficiente Visual no Ensino da Computação em Curso de Graduação na Modalidade EaD. Anais do XIX Congresso da Associação Brasileira de Educação a Distância. 2013. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2013/cd/118.pdf>. Acesso em: 17 agosto 2020.
ATKINS, P. W.; JONES, (2018) Loretta. Princípios de Química: questionando a vida moderna o meio ambiente. 7 ed. Guanabara Koogan.
BARBOSA, E. F., MOURA, D. G. (2013) Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, 39.2: 48-67.
BERTALLI, J. G. (2008) Ensino de Química para deficientes visuais. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, Anais, Paraná.
BRASIL. (1994) Declaração de Salamanca e linha de ação sobre as necessidades educativas especiais. CORDE. Brasília, DF.
BRASIL. (1996) Lei de Diretrizes e Bases da Educação da Educação Nacional. Brasília, DF.
BROWN, T.; LEMAY, H. E.; BURSTEN, B. E. Química: a ciência central. 13 ed. Prentice-Hall, 2016.
CARDINALI, S. M. M. FERREIRA, E A. C. (2010). A aprendizagem da célula pelos estudantes cegos utilizando modelos tridimensionais: um desafio ético. Revista Benjamin Constant, 1, 46. Disponível em: < http://www.ibc.gov.br/?catid=4eitemid=10217>. Acesso em: 17 agosto 2020.
CARVALHO, R. E. (1998) Temas em Educação Especial. Rio de Janeiro: WVA.
CERQUEIRA, J. B.; FERREIRA; E. M.; (2000) Recursos didáticos na Educação Especial. IBC –Instituto Benjamim Constant. n.15.
CERQUEIRA, J. B.; FERREIRA, E. M. B. Recursos didáticos na educação especial. Benjamin Constant, n. 5, 1996.
DIAS, C. P. CHAGAS, I. (2015). Multimídia como recurso didático no ensino de Biologia. Interação, (39), 393-404.
DRIVER, R., ASOKO, H., LEACHA, J., MORTIMER, E. SCOTT, P. (1999) Construindo conhecimento científico na sala de aula. Química Nova na Escola, n. 9, p. 31-40.
FIGUEIREDO, R. M. E.; KATO, O. M. Estudos nacionais sobre o ensino para cegos: uma revisão bibliográfica. Revista brasileira de educação especial, v. 21, n. 4, p. 477-488, 2015.
FRANÇA, A. C. G.; MARCONDES, M. E. R.; CARMO, M. P. (2009) Estrutura atômica e formação dos íons: uma análise das ideias dos alunos do 3º ano do ensino médio. Química Nova na Escola, v. 31, n. 4, p. 275-282.
IAROS, J. A. H., SILVA, S. D. C. R., BASNIAK, M. I., KLOSTER, M. J. (2020) Didactic Sequences And Multiple Intelligences: A Theoretical Discussion On Comprehensive Pedagogical Practices. European Journal of Special Education Research.
KLEIN, R. R., HATTAGE, M. D. (2010) Domênica. Inclusão escolar: implicações para o currículo. São Paulo: Paulinas.
LEAL, G. M, SILVA, J. A., SILVA, D., DAMACENA, D. H. L. (2020) Ict in chemistry teaching and its contributions in the students. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 1, p. 3733-3741.
MALDANER, O. A.; ZANON, L. B.; AUTH, M. A. (2006) Pesquisa sobre Educação em Ciências e Formação de Professores. Em: SANTOS, F. M. T. dos e GRECA, I. M. (org) A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas Metodologias. Ijuí: UNIJUÍ.
para a Inclusão Escolar em Artes Visuais. Dissertação (Mestrado em Educação),
PLIESSING, A. F.; KOVALICZN, R. A. O uso de metodologias alternativas como forma de superação da abordagem pedagógica tradicional na disciplina de Biologia. 2016. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1-4.pdf>. Acesso em: 28/03/2020.
PONTES, A. C. N.; FERNANDES, E. M. (2018) O uso de recursos didáticos adaptados na escolarização e inclusão de educandos cegos e de baixa visão. Anais do Colóquio Luso-Brasileiro de Educação-COLBEDUCA, v. 3.
PRIETO, R. G. (2006) Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: Um olhar sobre as políticas públicas de educação especial no Brasil. Em Mantoan, M.T.E.; Prieto, R.G. e Arantes, V.A. (Orgs.), Pontos e contrapontos: Inclusão escolar, pp. 31-69, São Paulo: Summus.
SILVA, R. P., BRITO, A. S. (2012) Relato de Experiência: a experimentação como ferramenta para a compreensão das transformações energéticas no ensino de química. In. VIII Escola de Verão em Educação Química. São Cristóvão, UFS.
SILVEIRA, T. S. (2009) Vendo com as mãos: Práticas Pedagógicas
TREVISAN, T. S., MARTINS, P. L. O. (2006) A prática pedagógica do professor de química: possibilidades e limites. UNIrevista. Vol. 1, n° 2: abril.
UNESCO (1994). Declaração de Salamanca. Conferência Mundial de Educação Especial. Salamanca, Espanha. Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC.

Published

2024-10-29

How to Cite

Carvalho dos Santos, E. F. (2024). PROPOSIÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE QUÍMICA. Jornal Research and Practice on Inclusive Education, 4(7), e9281. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/9281