ENSEÑANZA REMOTA PARA ESTUDIANTES DE ASISTENCIA EDUCATIVA ESPECIALIZADA
Palabras clave:
Servicio Educativo Especializado, covid-19, Enseñanza remotaResumen
En este período pandémico de COVID-19, los cambios en las relaciones interpersonales entre docentes y estudiantes se produjeron abruptamente, y el acceso al desarrollo de conocimientos y habilidades realizado en persona tuvo que ser reemplazado por educación a distancia. Este trabajo tiene como objetivo acercar aspectos del proceso de aprendizaje de los estudiantes con necesidades educativas especiales (NEE) que reciben Atención Educativa Especializada (AEE) en las Salas de Recursos Multifuncionales (SRM) de Educación Primaria del municipio de Uruguaiana / RS, a través de las percepciones de los docentes que Actuar en este importante espacio pedagógico de las escuelas. Los docentes de la ESA participaron en esta investigación cualitativa respondiendo a un cuestionario abierto mediante el cual obtuvimos los siguientes resultados: todos los docentes participantes realizaron cursos de formación y / o formación sobre educación en este período pandémico y las respuestas sobre el alcance las actividades a distancia fueron divergentes, debido a que no todos los responsables pudieron realizar la asistencia pedagógica en sus hogares.
Descargas
Citas
ALVES, L. Educação Remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, Aracaju, V.8, n.3, p. 348 – 365, 2020.
BENDICI, R. Aprendizagem remota e saúde mental: melhores práticas e possíveis armadilhas. Tech & Learning, maio de 2020. Disponível em: <https://www.techlearning.com/news/remote-learning-and-mental-health-best-practices-and-potential-pitfalls>. Acesso em: 08 de jul. 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3 ed. Lisboa: Edições 70. 2011.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Diário Oficial da União, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Medida Provisória nº 934, de 1 de abril de 2020. Brasília, DF, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 5, de 28 de abril de 2020. Brasília, DF, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 9, de 08 de junho de 2020. Brasília, DF, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 11, de 07 de juLho de 2020. Brasília, DF, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília, DF, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 356, de 19 de março de 2020. Brasília, DF, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 356, de 20 de março de 2020. Brasília, DF, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 473, de 12 de maio de 2020. Brasília, DF, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Proposta de parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da COVID-19. 28 de abril de 2020. Brasília, DF, 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução Nº 2 de 14 setembro de 2001. Diretrizes nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Diário Oficial da União. Seção 1E, p.39-40. Brasília- DF, 14 de setembro de 2001.
BRASIL. Resolução n. º 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, DF: CNE/CEB, 2009.
BUENO, J. G. S. Crianças com Necessidades Educativas Especiais, Política Educacional e a Formação de Professores: generalistas ou especialistas? Revista Brasileira de Educação Especial. Piracicaba, v.3, n.5, p.7-25, set., 1999.
FEUERSTEIN, R., KLEIN, P. S., TANNENBAUM, A. J. Mediated learning experience (MLE): theoretical, psychosocial and learning implications. London: Freund, 1994.
HOOKER, C. Um guia para os pais que ensinam em casa. Conselho e dicas para ajudar os pais que de repente estão ensinando em casa. Tech & Learning, maio 2020. Disponível em: <https://www.techlearning.com/how-to/a-guide-for-parents-teaching-at-home>. Acesso em: 12 jul. 2020.
MARQUES, L. S.; GOMES, C. Concordâncias/ discordâncias acerca do processo inclusivo no Ensino Superior: um estudo exploratório. Revista Educação Especial, Santa Maria, n.49, maio 2014.
PRESSE, F. Unesco: Metade dos estudantes do mundo sem aulas por conta da Covid-19. Publicado 18 mar. 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/03/18/unesco-metadedos- estudantes-do-mundo-sem-aulas-por-conta-da-covid-19.ghtml>. Acesso em: 28 jun. 2020.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto nº 55.240, de 10 de maio de 2020. Porto Alegre, RS, 2020.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto nº 55.292, de 04 de junho de 2020. Porto Alegre, RS, 2020.
ROSA, R. T. N. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus - o COVID-191!. Rev. Cient. Schola. Colégio Militar de Santa Maria. Santa Maria, V. VI, n. 1, jul. 2020.
SALES, Z. N.; MOREIRA, R. M.; COUTO, E. S. O convívio acadêmico: representações sociais de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Revista Educação Especial. Santa Maria, n.55, maio 2016.
SANCHES, I; TEODORO, A. Da integração à inclusão escolar: cruzando perspectivas e conceitos. Revista Lusófona de Educação. Lisboa, n.8, jul. 2006.
UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. A UNESCO reúne organizações internacionais, sociedade civil e parceiros do setor privado em uma ampla coalizão para garantir a #AprendizagemNuncaPara. Publicado em 26 mar. 2020. Disponível em: <https://pt.unesco.org/news/unesco-reune-organizacoes-internacionais-sociedadecivil-e-parceiros-do-setor-privado-em-uma>. Acesso em: 5 jul. 2020.
VADE MECUM DO COVID-19. Leis e Portarias. Brasil, 27 de abril de 2020
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Electrónica Investigación y Práctica en Educación Inclusiva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Os direitos autorais são cedidos à Revista Eletrônica Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva.
Declaramos que todos os artigos submetidos ao periódico Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva são originais e não foram enviados para publicação em qualquer outro meio, como um todo ou uma fração. Também declaramos que, depois de ser publicado pela Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva (UFAM), um artigo não será submetido a outra revista dentro de duas edições. Depois desta vez, nossa revista transfere os direitos de publicação para os autores, com uma autorização concedida pelo Conselho Editorial.