INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO PORTADOR DA SÍNDROME DE CHRIST-SIEMENS-TOURAINE

Autores

  • Carlos Dutra Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Palavras-chave:

inclusão escolar, sindrome rara, Christ-Siemens-Touraine

Resumo

Este é um relato de experiência com crianças em idade escolar entre 5 e 6 anos, onde a inclusão de aluno com síndrome rara aconteceu de maneira cidadã, tendo em vista o respeito e a valorização da criança no mais amplo sentido, entre os 19 alunos apresenta-se incluso Cícero, aluno com a síndrome de Christ-Siemens-Touraine. A professora pensou em alternativas para mediar a inclusão do aluno em todos os momentos no decorrer do ano letivo, a fim de proporcionar às crianças vivências sensoriais tendo como base os campos de experiência apresentados pela BNCC, um dos principais desafios além da integração dos alunos foi a aceitação do diferente. As atividades desenvolvidas durante o ano letivo visaram envolver a todos e acrescentar o valor da solidariedade, através de tarefas pensadas a luz das necessidades da turma e limitações apresentadas pelo aluno incluso. Esse trabalho apresenta um recorte do que foi desenvolvido no ano letivo de 2019, tendo como referência adaptação escolar, desenvolvimento do projeto e culminância. A experiência foi significativa, pois às crianças através da vivência construíram noções importantes, além de transformar conceito em relação ao bullying e mostrar para os adultos que é possível construir um mundo mais justo e igualitário.

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Referências

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Dutra, C. (2024). INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO PORTADOR DA SÍNDROME DE CHRIST-SIEMENS-TOURAINE. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 5(8), e8038. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/8038