AUMENTO DA QUANTIDADE DE CASOS DE AUTISMO EM ESCOLAS BRASILEIRAS

Autores

  • Joana D’arc Santiago de Noronha Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo
  • Flávio Henrique Mendes Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Autismo no Brasil, Autismo no ensino regular

Resumo

Diante do possível aumento de crianças matriculadas nas escolas comuns com Transtorno do Espectro Autista no Brasil, esta pesquisa avaliou a evolução da quantidade desses alunos matriculados em classes comuns, entre 2010 e 2018. Foi utilizada a Sinopse Estatística da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Em 2010, a quantidade de matrículas absolutas mostrou o estado de São Paulo com o maior índice, conforme esperado, devido à sua grande população. Em 2018, embora São Paulo tenha apresentado índices elevados, outros estados da região sudeste sobressaíram, como Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em termos relativos ao total de alunos matriculados, em 2010, São Paulo continuou com altos índices, porém, em 2018, Santa Catarina, Espírito Santo e Amapá foram os estados com maiores índices de alunos com autismo, reforçando a necessidade de atenção especial da União para tais locais.

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Referências

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Noronha, J. D. S. de, & Mendes, F. H. (2024). AUMENTO DA QUANTIDADE DE CASOS DE AUTISMO EM ESCOLAS BRASILEIRAS. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 4(7), e7230. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/7230