FOR A MAGAZINE ON INCLUSIVE EDUCATION IN THE NORTH REGION

Authors

  • Samuel Vinente Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) http://orcid.org/0000-0002-7205-9680
  • Maria da Piedade Resende da Costa Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Abstract

Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva é o primeiro periódico científico do Amazonas voltado para a disseminação do conhecimento na área. Embora tenhamos observado no Brasil que a expansão dos cursos de pós-graduação tenha propiciado significante ascensão da produção científica, na região Norte as pesquisas ainda ganham pouca visibilidade nos importantes veículos de comunicação da área.

Entendemos que é relevante ampliar a socialização dos conhecimentos produzidos, visando avançar nas práticas escolares junto aos estudantes e no processo de formação de profissionais comprometidos com uma educação de qualidade. Dessa forma, como proposta inicial desde a constituição da revista, foi divulgada uma chamada para a submissão de manuscritos, dos quais alguns integram esse volume.

Foram encaminhados ao Comitê Editorial mais de cinquenta manuscritos, avaliados por consultores Ad hoc das mais diferentes regiões e instituições desse imenso Brasil. Cabe aqui nessa primeira edição registrar nossos agradecimentos a toda essa equipe que esmerou-se na concretização desse sonho: o nascimento de um periódico sobre Educação Inclusiva na Região Norte.

Nessa edição inaugural, a revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, traz oito relatos de pesquisa, dois relatos de experiência, uma revisão de literatura e um ensaio teórico. Os textos foram submetidos por pesquisadores de renomadas instituições, das quais podemos elencar: UFAM, UFSCar, USP, UNESP, UFRJ, UnB, UERJ, UFF, FEI, FUNDEPE, UNIASSELVI, UNIITALO, FMU, Centro Universitário Claretiano, Anhanguera e Faculdade Barão do Rio Branco.

Avançando no desafio de manter a periodicidade semestral da revista, já está em organização o próximo número, que também contará com manuscritos oriundos de autores de diversas instituições. Estamos também trabalhando para indexar a revista em bases de dados nacionais e internacionais, visando qualificar o periódico para a futura avaliação a ser realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Concomitante a esse projeto, fortalecer a comissão editorial com editores internacionais e nacionais também será um esforço a ser assumido pela equipe para as próximas edições. São muitos os desafios a serem transpostos, mas ao inaugurar esse volume, acreditamos que com o apoio institucional que vimos recebendo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e dos colaboradores e autores da revista, ainda vamos avançar bastante.

Boa leitura!

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Samuel Vinente, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2014) e Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Atualmente é doutorando em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD-UFSCar). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas e Legislação educacional.

 

Published

2018-08-15

How to Cite

Vinente, S., Costa, M. da P. R. da, & Marques, M. do P. S. D. (2018). FOR A MAGAZINE ON INCLUSIVE EDUCATION IN THE NORTH REGION. Jornal Research and Practice on Inclusive Education, 1(1), 08–09. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4768

Most read articles by the same author(s)