ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA SENSORIAL: PANORAMA DA PRODUÇÃO NACIONAL
Palavras-chave:
Educação Especial, Deficiência Sensorial, Ensino da MatemáticaResumo
O presente estudo teve por objetivo identificar e analisar a produção científica nacional sobre o ensino da matemática na educação básica para o aluno com deficiência sensorial. Para a realização do mesmo foi executado uma busca em três bases de dados, sendo elas BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações), Scielo (Scientific Electronic Library Online) e CAPES (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), comas respectivas palavras-chave: Ensino de Matemática; Surdez; Deficiência Auditiva; Cegueira; Deficiência Visual; e Surdocegueira. Por meio dos resultados obtidos pelas buscas nas bases de dados foram construídas tabelas para melhor compreensão, tendo os dados combinados e relacionados com o eixo temático. Constatou-se uma escassez de pesquisas em quatro eixos e ausência total no eixo ensino da matemática e a surdocegueira. Pode-se concluir que há uma urgência para realizações de pesquisas direcionadas para o ensino da matemática para o aluno com deficiência sensorial na educação básica, sobretudo ao que possui surdocegueira.
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