ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA SENSORIAL: PANORAMA DA PRODUÇÃO NACIONAL

Autores

  • Debora Gomes de Oliveira Univesidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Vanessa Cristina Paulino UFSCar
  • Maria da Piedade Resende da Costa Univesidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palavras-chave:

Educação Especial, Deficiência Sensorial, Ensino da Matemática

Resumo

O presente estudo teve por objetivo identificar e analisar a produção científica nacional sobre o ensino da matemática na educação básica para o aluno com deficiência sensorial. Para a realização do mesmo foi executado uma busca em três bases de dados, sendo elas BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações), Scielo (Scientific Electronic Library Online) e CAPES (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), comas respectivas palavras-chave: Ensino de Matemática; Surdez; Deficiência Auditiva; Cegueira; Deficiência Visual; e Surdocegueira. Por meio dos resultados obtidos pelas buscas nas bases de dados foram construídas tabelas para melhor compreensão, tendo os dados combinados e relacionados com o eixo temático. Constatou-se uma escassez de pesquisas em quatro eixos e ausência total no eixo ensino da matemática e a surdocegueira. Pode-se concluir que há uma urgência para realizações de pesquisas direcionadas para o ensino da matemática para o aluno com deficiência sensorial na educação básica, sobretudo ao que possui surdocegueira.

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Biografia do Autor

Maria da Piedade Resende da Costa, Univesidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui Formação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1975), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1992). Participou da formação da profissão de Fonoaudiólogo desde 1965, em Recife, através da Associação Pernambucana de Logopedia. Após o reconhecimento da profissão obteve o título de Fonoaudióloga pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Foi professora dos Departamentos de Psicologia e de Metodologia do Ensino da Universidade Federal da Paraíba e do Departamento de Psicologia da UFSCar. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos com orientação no mestrado e doutorado e supervisão de pós-doutorado.

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Publicado

2021-03-22

Como Citar

Oliveira, D. G. de, Paulino, V. C., & Costa, M. da P. R. da . (2021). ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA SENSORIAL: PANORAMA DA PRODUÇÃO NACIONAL. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 3(5), 1–15. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/7061

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