POR UMA REVISTA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REGIÃO NORTE
Resumo
Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva é o primeiro periódico científico do Amazonas voltado para a disseminação do conhecimento na área. Embora tenhamos observado no Brasil que a expansão dos cursos de pós-graduação tenha propiciado significante ascensão da produção científica, na região Norte as pesquisas ainda ganham pouca visibilidade nos importantes veículos de comunicação da área.
Entendemos que é relevante ampliar a socialização dos conhecimentos produzidos, visando avançar nas práticas escolares junto aos estudantes e no processo de formação de profissionais comprometidos com uma educação de qualidade. Dessa forma, como proposta inicial desde a constituição da revista, foi divulgada uma chamada para a submissão de manuscritos, dos quais alguns integram esse volume.
Foram encaminhados ao Comitê Editorial mais de cinquenta manuscritos, avaliados por consultores Ad hoc das mais diferentes regiões e instituições desse imenso Brasil. Cabe aqui nessa primeira edição registrar nossos agradecimentos a toda essa equipe que esmerou-se na concretização desse sonho: o nascimento de um periódico sobre Educação Inclusiva na Região Norte.
Nessa edição inaugural, a revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, traz oito relatos de pesquisa, dois relatos de experiência, uma revisão de literatura e um ensaio teórico. Os textos foram submetidos por pesquisadores de renomadas instituições, das quais podemos elencar: UFAM, UFSCar, USP, UNESP, UFRJ, UnB, UERJ, UFF, FEI, FUNDEPE, UNIASSELVI, UNIITALO, FMU, Centro Universitário Claretiano, Anhanguera e Faculdade Barão do Rio Branco.
Avançando no desafio de manter a periodicidade semestral da revista, já está em organização o próximo número, que também contará com manuscritos oriundos de autores de diversas instituições. Estamos também trabalhando para indexar a revista em bases de dados nacionais e internacionais, visando qualificar o periódico para a futura avaliação a ser realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Concomitante a esse projeto, fortalecer a comissão editorial com editores internacionais e nacionais também será um esforço a ser assumido pela equipe para as próximas edições. São muitos os desafios a serem transpostos, mas ao inaugurar esse volume, acreditamos que com o apoio institucional que vimos recebendo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e dos colaboradores e autores da revista, ainda vamos avançar bastante.
Boa leitura!
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Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Os direitos autorais são cedidos à Revista Eletrônica Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva.
Declaramos que todos os artigos submetidos ao periódico Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva são originais e não foram enviados para publicação em qualquer outro meio, como um todo ou uma fração. Também declaramos que, depois de ser publicado pela Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva (UFAM), um artigo não será submetido a outra revista dentro de duas edições. Depois desta vez, nossa revista transfere os direitos de publicação para os autores, com uma autorização concedida pelo Conselho Editorial.