EDITORIAL

Autores

  • Samuel Vinente Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Produção Científica. Periódicos

Resumo

Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva é o primeiro periódico científico do Amazonas e da Região Norte, voltado para a disseminação do conhecimento na área da Educação Inclusiva. Desde a primeira edição contamos com o apoio interno da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (PROTEC), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXTI), da Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA), da Faculdade de Educação (FACED) e o apoio externo do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A publicação da segunda edição de uma revista sobre inclusão escolar aponta um desafio para o fortalecimento do ideário de Educação Inclusiva. O conceito de Educação Inclusiva definido na atual Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEP-EI) fundamenta essa proposta enquanto paradigma educacional emergente, um conceito em construção e propaga a ideia de que a educação é direito de todos.

Aos interessados em submeter textos ao periódico, mais uma vez reiteramos que a Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva recebe não apenas trabalhos relacionados à Educação Especial, mas também textos que abarquem temas como Alfabetização, Diversidade, Educação de Jovens e Adultos, Política Educacional, Formação de Professores, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos e outros correlatos à educação.

Nessa segunda edição do volume, a revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva traz uma revisão de literatura, seis relatos de pesquisa e três relatos de experiência. Os textos foram submetidos por pesquisadores de renomadas instituições, das quais podemos elencar: Prefeitura Municipal de São Carlos (SP); Instituto Federal Baiano (IFBA); Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP); Centro Universitário do Norte (UNINORTE/AM); Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Ao comemorar o lançamento de mais essa edição agradecemos ao Comitê Editorial pelo apoio na edição da revista e aos quarenta consultores Ad Hoc das diversas instituições desse país que colaboraram com a qualidade dos textos publicados nesse volume. Posteriormente esperamos acrescentar novos pesquisadores ao quadro dos avaliadores e inserir em nossa equipe editorial pesquisadores estrangeiros, visando alavancar a qualidade do periódico.

Como desafios reassumimos o desafio de manter a periodicidade semestral da revista. Dessa forma, a partir de 2019, a edição referente ao primeiro semestre será publicada em janeiro e a edição referente ao segundo semestre será publicada em julho. Considerando o grande número de manuscritos submetidos, não descartamos a possibilidade da publicação de uma edição especial.

Outra novidade prevista para os próximos volumes diz respeito à organização de dossiês temáticos. Considerando que o período possui caráter interdisciplinar por abranger inúmeros temas relativos à educação, serão convidados pesquisadores de outras instituições para organizarem dossiês temáticos. A adoção dessa iniciativa possibilitará maior participação de pesquisadores na submissão dos textos quanto na avaliação das propostas, o que descentralizará essas decisões que atualmente cabem apenas ao Conselho Editorial.

Destacamos também a meta de indexar a revista ainda em 2019 em três bases de dados nacionais e internacionais, visando qualificá-la para a obtenção de melhores dados na avaliação a ser realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Por fim, desejamos que os textos apresentados nessa edição possam suscitar outros trabalhos que possam contribuir com a produção científica em Educação Inclusiva e fomentar amplo espaço de debate e avanço na área.

Boa leitura!

Manaus, 13 de janeiro de 2019.

 

Os Editores

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Biografia do Autor

Samuel Vinente, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2014) e Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Atualmente é doutorando em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD-UFSCar). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas e Legislação educacional.

 

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Publicado

2019-01-14

Como Citar

Vinente, S., & Duarte Marques, M. do P. S. (2019). EDITORIAL. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 1(2), 181–182. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/5205

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