EDITORIAL
Keywords:
Educação Inclusiva. Produção Científica. PeriódicosAbstract
Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva é o primeiro periódico científico do Amazonas e da Região Norte, voltado para a disseminação do conhecimento na área da Educação Inclusiva. Desde a primeira edição contamos com o apoio interno da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (PROTEC), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXTI), da Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA), da Faculdade de Educação (FACED) e o apoio externo do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
A publicação da segunda edição de uma revista sobre inclusão escolar aponta um desafio para o fortalecimento do ideário de Educação Inclusiva. O conceito de Educação Inclusiva definido na atual Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEP-EI) fundamenta essa proposta enquanto paradigma educacional emergente, um conceito em construção e propaga a ideia de que a educação é direito de todos.
Aos interessados em submeter textos ao periódico, mais uma vez reiteramos que a Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva recebe não apenas trabalhos relacionados à Educação Especial, mas também textos que abarquem temas como Alfabetização, Diversidade, Educação de Jovens e Adultos, Política Educacional, Formação de Professores, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos e outros correlatos à educação.
Nessa segunda edição do volume, a revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva traz uma revisão de literatura, seis relatos de pesquisa e três relatos de experiência. Os textos foram submetidos por pesquisadores de renomadas instituições, das quais podemos elencar: Prefeitura Municipal de São Carlos (SP); Instituto Federal Baiano (IFBA); Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP); Centro Universitário do Norte (UNINORTE/AM); Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
Ao comemorar o lançamento de mais essa edição agradecemos ao Comitê Editorial pelo apoio na edição da revista e aos quarenta consultores Ad Hoc das diversas instituições desse país que colaboraram com a qualidade dos textos publicados nesse volume. Posteriormente esperamos acrescentar novos pesquisadores ao quadro dos avaliadores e inserir em nossa equipe editorial pesquisadores estrangeiros, visando alavancar a qualidade do periódico.
Como desafios reassumimos o desafio de manter a periodicidade semestral da revista. Dessa forma, a partir de 2019, a edição referente ao primeiro semestre será publicada em janeiro e a edição referente ao segundo semestre será publicada em julho. Considerando o grande número de manuscritos submetidos, não descartamos a possibilidade da publicação de uma edição especial.
Outra novidade prevista para os próximos volumes diz respeito à organização de dossiês temáticos. Considerando que o período possui caráter interdisciplinar por abranger inúmeros temas relativos à educação, serão convidados pesquisadores de outras instituições para organizarem dossiês temáticos. A adoção dessa iniciativa possibilitará maior participação de pesquisadores na submissão dos textos quanto na avaliação das propostas, o que descentralizará essas decisões que atualmente cabem apenas ao Conselho Editorial.
Destacamos também a meta de indexar a revista ainda em 2019 em três bases de dados nacionais e internacionais, visando qualificá-la para a obtenção de melhores dados na avaliação a ser realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Por fim, desejamos que os textos apresentados nessa edição possam suscitar outros trabalhos que possam contribuir com a produção científica em Educação Inclusiva e fomentar amplo espaço de debate e avanço na área.
Boa leitura!
Manaus, 13 de janeiro de 2019.
Os Editores
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Declaramos que todos os artigos submetidos ao periódico Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva são originais e não foram enviados para publicação em qualquer outro meio, como um todo ou uma fração. Também declaramos que, depois de ser publicado pela Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva (UFAM), um artigo não será submetido a outra revista dentro de duas edições. Depois desta vez, nossa revista transfere os direitos de publicação para os autores, com uma autorização concedida pelo Conselho Editorial.