EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DOCENTE: VIVÊNCIAS SOBRE DEFICIÊNCIA VISUAL NA FORMAÇÃO INICIAL
Keywords:
lúdico, atividade lúdica, formação inicial, educação especial, inclusão, deficiência visualAbstract
Este texto tem como objetivo apresentar, com base nas narrativas dos estudantes do curso de Pedagogia, os desafios enfrentados pelos deficientes visuais. Para tal compreensão foi realizada uma oficina de sensibilização entre os estudantes, propiciando a vivência de “ser cego”, utilizando atividades lúdicas com a finalidade de alcançar o objetivo já mencionado. Este estudo é um recorte do projeto de pesquisa: “O lúdico no Ensino Superior: uma prática (im)possível?”, vinculada ao grupo de pesquisa Criar e Brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem (LUPEA). Os sujeitos participantes desta pesquisa foram 12 estudantes do curso de Pedagogia que frequentavam a disciplina de Jogos e Brincadeira. A coleta de dados aconteceu no segundo semestre de 2016, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados foram: a) gravação de áudio e vídeo, b) fotografia e, c) diário de campo. Para análise de dados, baseamos na análise de conteúdo do tipo temática na perspectiva de Bardin (2016).
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