PERCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA QUE ATUA COMO BIDOCENTE: EM DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Palavras-chave:
bidocência, inclusão, educação especialResumo
A bidocência é uma estratégia e tem como princípio a parceria entre o professor regente de turmas regulares de ensino e o professor da Educação Especial, desenvolvendo um trabalho colaborativo, propostas que tem em comum a aprendizagem de todos os alunos respeitando a singularidade de cada indivíduo. Deste modo, este artigo tem como objetivo refletir sobre a bidocência, em uma instituição pública federal de ensino, a partir das percepções do professor especializado que atua nas séries iniciais do ensino fundamental/Educação Especial. Este estudo é considerado qualitativo, do tipo estudo de caso. Utiliza como instrumento para coleta de dados, uma entrevista semiestrutura com a primeira bidocente de uma instituição federal de ensino. Sobretudo, conclui-se com esta pesquisa com base nas percepções da professora entrevistada, o quanto é fundamental a inserção de um profissional com saberes e experiências no campo da Educação Especial que dialoga com a perspectiva da Educação Inclusiva no espaço educacional, no sentido de tornar o cotidiano escolar inclusivo para todos. Igualmente fica claro que deve o sistema educacional adotar a bidocência, ter como parâmetro a não contratação de professores temporários, como norma de edital, já que pelos estudos e pesquisas dos autores deste artigo comprova-se que um ambiente suficientemente bom é aquele que proporciona ao sujeito humano estabilidade, confiança e credulidade.
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