“SOMOS IGUAIS E SOMOS DIFERENTES”: OLHARES DOS ALUNOS SOBRE INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Maria Vitória Campos Mamede Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jonathan Fernandes de Aguiar Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Inclusão, Sala de aula, alunos

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar o que os alunos do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental pensam sobre inclusão no contexto escolar. Quais são os discursos e atitudes desses alunos ao se depararem com frases preconceituosas e discriminatórias cuja finalidade é certamente, a exclusão de tais alunos do espaço escolar do qual devem e tem direito legal de fazerem parte. A pesquisa que embasa esse artigo é de cunho qualitativo do tipo relato de experiência. (IVENICKI & CANEN, 2016; MINAYO, 2010 e DEMO, 2001).  Possui como sujeitos 26 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental entre 8 a 9 anos de idade, de uma escola federal localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados para coleta de dados durante as discussões  com os alunos foram: gravação de áudio e vídeo, fotografia, diário de campo dos pesquisadores envolvidos e atividade desenvolvida com os sujeitos desta pesquisa. A partir dos dados analisados nesta pesquisa ficou evidente que para esses alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, ao pensarem sobre o processo inclusivo no contexto escolar, entendem inclusão como um todo e que uma criança com deficiência pode aprender mais que eles.

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Publicado

2018-08-14

Como Citar

Campos Mamede Maia, M. V., & Aguiar, J. F. de. (2018). “SOMOS IGUAIS E SOMOS DIFERENTES”: OLHARES DOS ALUNOS SOBRE INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 1(1), 43–54. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4139