INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS POR MEIO DE DESENHOS PARA O ALUNO CEGO: DESENHANDO POSSIBILIDADES

Autores

  • Cymone Martins Cotrim Teixeira Centro Estadual de Educação Especial de Caetité

Palavras-chave:

Palavras-chave: Deficiência Visual – Desenho – Interpretação.

Resumo

[1]: Este trabalho busca apresentar a utilização do desenho como uma atividade escolar possível para o aluno com deficiência visual. A pesquisa parte da prática como professora do Centro Estadual de Educação Especial de Caetité- CEEEC; onde é utilizado um instrumento de desenho adaptado para alunos com deficiência visual no trabalho de interpretação de fábulas, textos e histórias. Foram aplicadas propostas de leituras e desenhos durante os atendimentos de Braille, no período entre abril/2014 e março/2015. O objetivo é demonstrar o desenho como ferramenta de interpretação de textos pelo aluno com deficiência visual. Têm-se como base teórica os estudos de AMIRALIAN (1997), DUARTE (2003), dentre outros. As atividades possibilitaram evidenciar que o uso do desenho como ferramenta de interpretação textual favorece aprendizagem, a participação e a expressão artística dos alunos com deficiência visual e melhora o processo de inclusão em classes comuns como representação de conhecimento e de comunicação da pessoa cega.

[1] Resumo publicado nos anais do III Seminário Internacional Cooperação Brasil-Quebec: diversidade e educação, 2017.

 

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Biografia do Autor

Cymone Martins Cotrim Teixeira, Centro Estadual de Educação Especial de Caetité

Doutoranda em Ensino pelo Programa de Pós- Graduação em Ensino PPGen (UESB); Mestre em Ensino pelo Programa de Pós- Graduação em Ensino PPGen (UESB),membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e Gestão da Educação Básica - UESB. Graduada em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Graduada em Pedagogia (Uninter).Especialista em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação na área específica de Ciências Humanas (FACINTER). Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva (FACINTER) Especialista em Educação Especial na área de Deficiência Visual (UNEB). Áreas de interesse Políticas Públicas para a Educação , Educação e Educação Inclusiva. Atua como Professora de Atendimento Especializado (Braille) no Centro Estadual de Educação Especial de Caetité - Ba.

Referências

AMIRALIAN, Maria Lúcia T. M. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de Desenhos-Estórias. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

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VYGOTSKI, L.S. Obras Escogidas V. Fundamentos da defectologia. Madrid: Visor, 1997.

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Martins Cotrim Teixeira, C. (2024). INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS POR MEIO DE DESENHOS PARA O ALUNO CEGO: DESENHANDO POSSIBILIDADES. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 4(7), e7405. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/7405