O USO DA EPISTEMOLOGIA CONVERGENTE COMO MÉTODO DE DIAGNOSE APLICADO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES PORTADORES DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): UM ESTUDO DE CASO CLÍNICO

a clinic case study.

Autores

  • Alfons Heinrich Altmicks Universidade Católica do Salvador (UCSAL)

Palavras-chave:

Neuropsicopedagogia. Epistemologia Convergente. TDAH.

Resumo

Esta investigação teve por escopo evidenciar o uso de metodologias clínicas na Neuropsicopedagogia, mais especificamente, a Epistemologia Convergente, de Jorge Visca, como via de diagnose para casos de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Nesse sentido, procurou-se aplicar as etapas previstas no método de Visca a um caso clínico, o que dotou a pesquisa de uma natureza indicativo-experimental. Os instrumentos de obtenção de informações que pautaram a pesquisa, além daqueles previstos pela Epistemologia Convergente, foram a observação sistemática neutra e a utilização de um quadro conceitual classificatório da nosologia do TDAH, confeccionado em concordância com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), da American Psychiatric Association.

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Biografia do Autor

Alfons Heinrich Altmicks, Universidade Católica do Salvador (UCSAL)

Graduado em Comunicação Social (UCSal) e em Pedagogia (FAZAG). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior (UCSal), em Educação e Novas Tecnologias (ESAB), em Ludopedagogia (FETREMIS), em Educação e Direitos Humanos (UFBA) e em Educação Aberta e Digital (UFRB). Mestre em Ciências da Educação (USC). Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social (UCSal). Doutorando em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Docente integrante dos quadros da Universidade Católica do Salvador (UCSal).

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Altmicks, A. H. (2022). O USO DA EPISTEMOLOGIA CONVERGENTE COMO MÉTODO DE DIAGNOSE APLICADO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES PORTADORES DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): UM ESTUDO DE CASO CLÍNICO: a clinic case study. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 4(7), e7071. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/7071