Formação continuada de professoras/es da educação do campo

Uma análise político-educacional das ações da secretaria municipal de educação de Santana-AP

Autores

  • Alder Dias Universidade Federal do Amapá (Unifap) https://orcid.org/0000-0003-0996-0000
  • Dilma Terezinha da Silva Barreto Secretaria Municipal de Educação de Santana-AP
  • Waldir Ferreira de Abreu Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.8645

Resumo

O presente artigo relaciona três campos do conhecimento em educação: a política educacional, a formação continuada e a educação do campo. Tem-se como objetivo a análise das ações de formação continuada da Divisão de Educação do Campo da Secretaria Municipal de Educação de Santana-AP. Consiste em uma pesquisa de abordagem predominantemente qualitativa, que se utilizou das pesquisas documental, bibliográfica, seguidas da pesquisa de campo, tendo por suporte instrumental a aplicação de entrevistas. Os sujeitos da pesquisa foram três profissionais da educação lotados na referida Divisão. Compreende-se que a educação do campo apresenta particularidades inerentes à sua realidade e precisam ser consideradas dentro das políticas educacionais, inclusive no que tange à formação continuada.  Aponta-se a necessidade de uma formação constante das professoras e professores da educação básica frente aos desafios da profissão, incorporando os saberes para um desenvolvimento sociocultural efetivo das escolas do campo. Entre outros apontamentos, conclui-se que a atuação dos movimentos sociais juntamente com a aplicação de estudos acadêmicos são elementos fundamentais para alcançar conquistas político-educacionais junto à educação do campo.

Palavras-chave: Política Educacional; Formação Continuada; Educação do Campo.

Biografia do Autor

Alder Dias, Universidade Federal do Amapá (Unifap)

Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Unifap – Campus Mazagão. Doutorando em Educação (UFPA), Mestre em Educação (UEPA), Especialista em Filosofia da Educação pelo (UFPA) e Graduado em Pedagogia pela UEPA. Pesquisador dos grupos de pesquisa “Amazônia Sustentável” (Unifap/CNPq) e “Gepea” (UEAP/CNPq) e integrante da “Rede de Pedagogias Decoloniais na Amazônia” (RPPDA).

Dilma Terezinha da Silva Barreto, Secretaria Municipal de Educação de Santana-AP

Mestre em Planejamento e Políticas Públicas (UECE), Especialista em Política Educacional e Licenciada em História pela Universidade Federal do Amapá. Docente vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Santana. Contato: amlidbarreto@hotmail.com.

Waldir Ferreira de Abreu, Universidade Federal do Pará - UFPA

Pós-Doutor em Ciências da Educação - Espanha (2013), Doutor em Ciências Humanas: Educação pela PUC-Rio (2010). Professor adjunto IV do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED)/ICED-UFPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia (GEPEIF/UFPA/CNPq). 

Publicado

29-11-2021

Como Citar

DIAS, A.; BARRETO, D. T. da S.; FERREIRA DE ABREU, W. Formação continuada de professoras/es da educação do campo: Uma análise político-educacional das ações da secretaria municipal de educação de Santana-AP. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 6, n. 01, p. 01–23, 2021. DOI: 10.29280/rappge.v6i01.8645. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/8645. Acesso em: 24 nov. 2024.