SABERES DOCENTES MOBILIZADOS PARA O ENSINO DE ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FORTALEZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16986

Palavras-chave:

Educação;, Arte;, Saberes docentes;, Pedagogia.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo responder à pergunta: como são formados os saberes docentes para o ensino de arte dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental na Prefeitura Municipal de Fortaleza? Para responder a esta indagação levantou-se os elementos da formação inicial destes profissionais e seus saberes docentes. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e os aportes teórico-metodológicos tiveram por base discussões sobre os saberes docentes, ensino de Arte e formação de professores. Como instrumentos de coletada de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas. Como achados da pesquisa apontou-se que os sujeitos da investigação trazem para o ensino de Arte elementos de sua formação inicial, vivências e formações realizadas fora do contexto da escola para desenvolverem os seus respectivos trabalhos.

Biografia do Autor

Polyana Nogueira Dias, Universidade Estadual do Ceará

Professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Mestra em Educação, Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Graduada em Pedagogia pela UECE. Atriz com curso Técnico em Teatro pela UFC em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim.

José Álbio Moreira Sales, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutor na Universidade do Porto em Portugal, com pesquisa sobre a formação do professor de História da Arte. Atua nas áreas de Educação, Artes e Arquitetura com experiência nas seguintes temáticas: ensino de arte; história da arte; história da arquitetura; arte e patrimônio; vídeo e arte.

Jacqueline Rodrigues Peixoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora e Mestra pelo PPGE/UECE com sanduíche na FMH (PT). Artes Cênicas (IFCE), Pedagogia (UECE), Técnica em Dança (SENAC). Pesquisadora grupo de pesquisa-IARTEH(PPGE/UECE). É Professora do IFCE/Campus Crateús e do Programa PPGARTEs-IFCE.

Referências

ANDRÉ, Marli et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade, v. 20, n. 68, p. 301-309, 1999.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. - [Reimpr.]. - Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.

MARQUES, Isabel; BRAZIL, Fábio. Arte em Questões. São Paulo: Cortez, 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.

VIANA DE SOUZA SILVA, Francenilza; VALE DA COSTA, Selda. O Teatro do Oprimido: dimensões políticas e pedagógicas em perspectiva freiriana. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 01–10, 2020. DOI: 10.29280/rappge.v5i1.7156. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/7156. Acesso em: 31 dez. 2024.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, RS: Bookman, 2016.

Downloads

Publicado

31-12-2024

Como Citar

DIAS, P. N. .; SALES, J. Álbio M. .; PEIXOTO, J. R. . SABERES DOCENTES MOBILIZADOS PARA O ENSINO DE ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FORTALEZA. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 1–16, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i4.16986. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/16986. Acesso em: 7 jan. 2025.