PEDAGOGIA SOCIALISTA NO SISTEMA DE JUSTIÇA JUVENIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i3.16155

Palavras-chave:

Jovens, Ato Infracional, Pedagogia Socialista

Resumo

O presente artigo teve como objetivos apresentar e discutir as contribuições da pedagogia socialista na Justiça Juvenil no Brasil. Metodologicamente, a pesquisa é pautada no materialismo histórico-dialético, de modo que buscamos superar os modelos educacionais tradicionais, repressivos e tecnicistas que têm sido utilizados hegemonicamente na educação dos adolescentes e dos jovens em conflito com a lei em nosso país. Os resultados desta pesquisa apontam para a necessidade de restituição dos direitos fundamentais dos jovens infratores, mormente o ensino escolar enquanto bem comum de todos, que incide na transmissão e na assimilação dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade, transformados em elementos ativos de luta política na superação da sociedade de classes.

Biografia do Autor

Julio Cesar Francisco, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil. Durante o doutorado, realizou pesquisa no Conservatoire National des Arts et Métiers (Cnam), em Paris, França. Concluiu dois pós-doutorados em Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob a supervisão de Dermeval Saviani. Atualmente, é pesquisador associado ao grupo de pesquisa “Éducation Familiale et Interventions Sociales auprès des Familles (Efis)” da Université Paris Nanterre, França, e membro do grupo de pesquisa “História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR)” na UNICAMP. É financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Processo nº 2022/00610-2. E-mail: socioeducativo.julio@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2220-7339. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9980543861452378.

Referências

BEREZANSKAYA, Elizaveta S; et al. A escola do trabalho do período de transição. In: PISTRAK, Moisey M (Org.). A escola-comuna. São Paulo – SP: Expressão Popular, 2009, p. 445.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasil, 1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5540.htm. Acesso em: 18 jul. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 464, de 11 de fevereiro de 1969. Estabelece normas complementares à Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Brasil, 1969. Disponível em: https://www2. camara.leg.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-464-11-fevereiro-1969-376438-publicacaooriginal- 1-pe.html. Acesso em: 01 mar. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para a educação de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Brasil, 1971. Disponível em: https://www.planalto.gov. br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acesso em: 18 mai. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 6.697, de 10 de outubro de 1979. Código de Menores. Brasil, 1979. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1970-1979/L6697.htm. Acesso em: 23 mai. 2024.

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990.

BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, 5 out. 1988.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 22 abr. 2024.

COUSINET, Roger. A educação nova. Tradução e notas: Luiz Damasco Penna e J. B. Damasco Penna. São Paulo: Campanha Editora Nacional, 1959.

FRANCISCO, Julio Cesar. Pedagogia Socialista: contribuições para a formação de jovens infratores. 1ª Edição. Campinas – SP: Editora Autores Associados: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, 2024.

FRANCISCO, Julio Cesar. Novos arranjos judiciais e a Pedagogia Histórico-Crítica para jovens infratores. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 538–568, 2023. DOI: 10.9771/gmed.v15i1.51127. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51127. Acesso em: 1 out. 2024.

FRANCISCO, Julio Cesar; FONSECA, Débora Cristina; LOPES, Roseli Esquerdo. Formação continuada e o fazer socioeducativo no campo da Justiça Juvenil. Educação On-line (PUCRJ), v. 17, p. 196-220, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.36556/eol.v17i39.1077. Acesso em: 1. out. 2024.

GRAMSCI, Antonio. Cartas do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

MAKARENKO, Anton Semiónovitch. Poema pedagógico. São Paulo: Brasiliense, 1985.

MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2005.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã (1845-1846). São Paulo - SP: Boitempo, 2007.

NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SAVIANI, Dermeval. Aberturas para a história da educação: do debate teórico-metodológico no campo da história ao debate sobre a construção do sistema nacional de educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013a.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: para além da “teoria da curvatura da vara”. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 227-239, 2013b. Disponível em: https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9713. Acesso em: 10 jul. 2024.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 44. ed. Campinas: Autores Associados, 2021a.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2021b.

SILVA, Roberto Silva.; SOUZA NETO, João Clemente.; MOURA, Rogério. Pedagogia social. 2. ed. São Paulo: Expressão e Arte, 2011.

Downloads

Publicado

16-10-2024

Como Citar

FRANCISCO, J. C. PEDAGOGIA SOCIALISTA NO SISTEMA DE JUSTIÇA JUVENIL. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 1–21, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i3.16155. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/16155. Acesso em: 23 nov. 2024.