PEDAGOGIA SOCIALISTA NO SISTEMA DE JUSTIÇA JUVENIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i3.16155

Keywords:

Jovens, Ato Infracional, Pedagogia Socialista

Abstract

This article aimed to present and discuss the contributions of Socialist Pedagogy in the judicial sphere of youth in Brazil. Methodologically, the research is based on historical-dialectical materialism, so that we seek to overcome the traditional, repressive and technicist educational models that have been hegemonically used in the education of adolescents and youth in conflict with the law in our country. The results of this research point to the need for restitution of the fundamental rights of young offenders, especially school education as a common good for everyone, which focuses on the transmission and assimilation of knowledge historically produced by humanity, transformed into active elements of political struggle in overcoming class society.

Author Biography

Julio Cesar Francisco, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil. Durante o doutorado, realizou pesquisa no Conservatoire National des Arts et Métiers (Cnam), em Paris, França. Concluiu dois pós-doutorados em Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob a supervisão de Dermeval Saviani. Atualmente, é pesquisador associado ao grupo de pesquisa “Éducation Familiale et Interventions Sociales auprès des Familles (Efis)” da Université Paris Nanterre, França, e membro do grupo de pesquisa “História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR)” na UNICAMP. É financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Processo nº 2022/00610-2. E-mail: socioeducativo.julio@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2220-7339. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9980543861452378.

References

BEREZANSKAYA, Elizaveta S; et al. A escola do trabalho do período de transição. In: PISTRAK, Moisey M (Org.). A escola-comuna. São Paulo – SP: Expressão Popular, 2009, p. 445.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasil, 1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5540.htm. Acesso em: 18 jul. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 464, de 11 de fevereiro de 1969. Estabelece normas complementares à Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Brasil, 1969. Disponível em: https://www2. camara.leg.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-464-11-fevereiro-1969-376438-publicacaooriginal- 1-pe.html. Acesso em: 01 mar. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para a educação de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Brasil, 1971. Disponível em: https://www.planalto.gov. br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acesso em: 18 mai. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 6.697, de 10 de outubro de 1979. Código de Menores. Brasil, 1979. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1970-1979/L6697.htm. Acesso em: 23 mai. 2024.

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990.

BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, 5 out. 1988.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 22 abr. 2024.

COUSINET, Roger. A educação nova. Tradução e notas: Luiz Damasco Penna e J. B. Damasco Penna. São Paulo: Campanha Editora Nacional, 1959.

FRANCISCO, Julio Cesar. Pedagogia Socialista: contribuições para a formação de jovens infratores. 1ª Edição. Campinas – SP: Editora Autores Associados: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, 2024.

FRANCISCO, Julio Cesar. Novos arranjos judiciais e a Pedagogia Histórico-Crítica para jovens infratores. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 538–568, 2023. DOI: 10.9771/gmed.v15i1.51127. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51127. Acesso em: 1 out. 2024.

FRANCISCO, Julio Cesar; FONSECA, Débora Cristina; LOPES, Roseli Esquerdo. Formação continuada e o fazer socioeducativo no campo da Justiça Juvenil. Educação On-line (PUCRJ), v. 17, p. 196-220, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.36556/eol.v17i39.1077. Acesso em: 1. out. 2024.

GRAMSCI, Antonio. Cartas do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

MAKARENKO, Anton Semiónovitch. Poema pedagógico. São Paulo: Brasiliense, 1985.

MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2005.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã (1845-1846). São Paulo - SP: Boitempo, 2007.

NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SAVIANI, Dermeval. Aberturas para a história da educação: do debate teórico-metodológico no campo da história ao debate sobre a construção do sistema nacional de educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013a.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: para além da “teoria da curvatura da vara”. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 227-239, 2013b. Disponível em: https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9713. Acesso em: 10 jul. 2024.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 44. ed. Campinas: Autores Associados, 2021a.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2021b.

SILVA, Roberto Silva.; SOUZA NETO, João Clemente.; MOURA, Rogério. Pedagogia social. 2. ed. São Paulo: Expressão e Arte, 2011.

Published

2024-10-16

How to Cite

FRANCISCO, J. C. PEDAGOGIA SOCIALISTA NO SISTEMA DE JUSTIÇA JUVENIL. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 1–21, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i3.16155. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/16155. Acesso em: 21 nov. 2024.