ENTREVISTA: PROFESSOR NELSON CARDOSO AMARAL E O EIXO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NA CONAE 2024

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i3.14694

Palavras-chave:

Financiamento, Educação Pública, CONAE, Nelson Cardoso Amaral

Resumo

Em 2023, convocou-se a Conferência Nacional de Educação (CONAE), edição 2024, em caráter extraordinário por meio do Decreto Presidencial n.º 11.697, de 11 de setembro de 2023, com o objetivo de garantir a participação da sociedade civil organizada na elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE). Precedida pelas etapas municipais, intermunicipais, distrital e estaduais, a etapa nacional considerou a síntese da avaliação dos dados do PNE (2014-2024) ao evidenciar os obstáculos e as necessidades da educação pública no Brasil (Brasil, 2023). O tema central tratado envolveu o PNE, decênio 2024-2034 como política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável. Entre os sete eixos temáticos tratados, destaca-se o Eixo 6 – Financiamento público da educação pública, com controle social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação, com vistas à democratização do acesso e da permanência. Nesse contexto, de acordo com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação (2024), entre os dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2024, a CONAE contou com a participação de 1.846 delegadas/os provenientes de todos os cantos do país. Esse é o contexto desta entrevista com o Professor Emérito Nelson Cardoso Amaral, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA), cuja posição acadêmica revela contribuições significativas para se compreender o financiamento da educação no cenário brasileiro.

Biografia do Autor

Darlyng Maria Gomes Tavares, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Mestra em Educação (2019) e Licenciada em Pedagogia (2017) pela Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora do tema financiamento da educação no Brasil. Associada da FINEDUCA e da Anped. Membra do Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Educação. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Atualmente é professora da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). 

Silvia Cristina Conde Nogueira, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia (2001), Mestra (2007) e Doutora (2016) em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Desde 2009 é professora na UFAM, no Departamento de Administração e Planejamento (DAPLAN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação. Atua no tripé ensino-pesquisa-extensão. Está vice-líder do Grupo Gênero, Trabalho e Educação (GTE/UFAM), grupo de pesquisa em atividade desde o ano 2000. É pesquisadora da rede EMpesquisa (Ensino Médio em Pesquisa) e integrante da linha de pesquisa Educação, Estado e Sociedade na Amazônia (PPGE/UFAM). Realiza pesquisas relacionadas à Política Educacional brasileira no que tange ao Ensino Médio, à Educação Profissional e à Gestão e ao Financiamento da Educação

Referências

ANPED NACIONAL. Conferência Nacional Extraordinária de Educação - CONAE 2024: Plano Nacional de Educação 2024-2034. YouTube, 27 de out. de 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zSPiG6lsc1g.

BRASIL. Decreto nº 11.697, de 11 de setembro de 2023: convoca, em caráter extraordinário, a Conferência Nacional de Educação - CONAE, edição 2024. Diário Oficial da União, Brasília, 11 set. 2023. Acesso em: 04 mar. 2024. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/decreto/D11697.htm.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014: institui o Plano Nacional de Educação - PNE, com vigência por 10 (dez) anos, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de junho de 2014. Acesso em: 04 mar. 2024. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L13005.htm.

BRASIL. Conferência Nacional de Educação – CONAE 224. Reforça caráter democrático na construção do novo PNE. Brasília: Ministério da Educação, 2024. Disponível em: https://campanha.org.br/noticias/2024/02/07/CONAE-2024-reforca-carater-democratico-na-construcao-do-novo-pne/. Acesso em: 04 mar. 2024.

FINEDUCA. Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação. O financiamento do PNE 2024-2034: é chegada a hora de priorizar a educação no processo de desenvolvimento social e econômico do Brasil. FINEDUCA, 11 dez. 2023. Disponível em: https://FINEDUCA.org.br/2023/12/11/o-financiamento-do-pne-2024-2034-e-chegada-a-hora-de-priorizar-a-educacao-no-processo-de-desenvolvimento-social-e-economico-do-brasil. Acesso em: 4 mar. 2024.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2022: notas estatísticas. Brasília, DF: INEP, 2023.

NOGUEIRA, Sílvia Cristina Conde; MOURÃO, Arminda Rachel Botelho. Educação Profissional no PNE 2014-2024: tendências e desafios. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 1, n.º 1, 2016. Acesso em: 16 ago. 2024. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/3546.

PINHEIRO, Maria das Graças Sá Peixoto; SANTOS, Jonise Nunes. Educação Escolar Indígena nos Planos de Educação: PNE (2014 – 2024) e PME – Manaus (2015-2025): avanços, permanências e desafios. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 1, n.º 1, 2016. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/3545. Acesso em: 16 ago. 2024.

SOUZA, Marinês Viana de. A educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos planos de educação: os contextos nacional e local em perspectiva. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 1, n.º 1, 2016. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/3544. Acesso em: 16 ago. 2024.

Downloads

Publicado

16-10-2024

Como Citar

TAVARES, D. M. G.; NOGUEIRA, S. C. C. ENTREVISTA: PROFESSOR NELSON CARDOSO AMARAL E O EIXO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NA CONAE 2024. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 3, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i3.14694. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/14694. Acesso em: 5 nov. 2024.