A FORMAÇÃO E OS DESAFIOS DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i3.14663

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Formação, Processo Educativo

Resumo

Nota-se que nas recentes transformações educacionais os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) desempenham um papel importante na melhoria do processo educativo. Sendo a pesquisa, de natureza básica, descritiva e exploratória, trata-se de um estudo de caso, onde adotou-se uma abordagem qualitativa e realizou-se uma revisão da literatura nas bases de dados CAPES, SciELO e PubMed, abrangendo o período de 2017 a 2022. Neste intuito, o objetivo deste estudo é averiguar se os professores de Ciências das Escolas Estaduais de Lucas do Rio Verde-MT receberam a formação e os recursos necessários para utilizar Tecnologias Digitais em suas aulas, além de identificar os desafios enfrentados durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Por tanto, os resultados indicam que os professores receberam formação específica e condições adequadas para a aplicação de tecnologias educacionais, bem como suporte financeiro, embora estes tenham sido insuficientes para atender completamente às necessidades daquele momento. Adicionalmente, verificou-se que os professores participaram de formação continuada sobre Tecnologias Digitais, produção de ODA e uso de plataformas digitais.

Biografia do Autor

Jefferson Batistella, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

Mestre em Ensino (IFMT), Professor efetivo de Ciências Naturais lotado na SEDUC-MT na cidade de Lucas do Rio Verde. Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, Brasil, E-mail: jeffersonbatistella@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7967351006214645. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-8214-2795.

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal do Mato Grosso - IFMT

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Docente permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino (IFMT/UNIC). Professor de Química no Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa, Confresa, Mato Grosso, Brasil. E-mail: marcelo.leao@cfs.ifmt.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6237242675937692. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9184-916X

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Publicado

16-10-2024

Como Citar

BATISTELLA, J.; FRANCO LEÃO, M. . A FORMAÇÃO E OS DESAFIOS DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 1–20, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i3.14663. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/14663. Acesso em: 22 dez. 2024.