Vivências no ensino de história

reflexões e possibilidades em 2023, Crato-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13663

Palavras-chave:

Vivências, Ensino de História, Escola José Peixoto de Lima, Crato-CE

Resumo

COOPER, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos. Educar em Revista, p. 01-15, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/8wydNzqGj5yKJzgkhPv5NTp/abstract/?lang=pt. Acesso em 9 de julho de 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa/ Paulo Freire, São Paulo, Paz e Terra, 2011.

GERHARDT, M. C.; FRANTZ, W. Educação popular e movimentos sociais: possibilidades de relações democráticas. Revista de Educação Popular[S. l.], v. 18, n. 1, p. 92–104, 2019. DOI: 10.14393/REP-v18n12019-46367. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/46367. Acesso em: 9 jul. 2022.

HOOKS, Bell. Ensinando a Transgredir: a educação como prática de liberdade. 2ª edição. São Paulo: WMF Martins, 2017.

JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota. A oralidade dos velhos na polifonia urbana. Imprensa Universitária, UFC, 2003.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução Ivone Ferreira et al. 5a. Ed. Campinas: UNICAMP, 2003.

MACÁRIO, Edilânio Rodrigues. A disciplina de História no Novo Ensino Médio em Nova Olinda-CE. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 3, n. 1, 2022.

MACÁRIO, Edilânio Rodrigues. A construção da memória histórica santanense a partir da atuação pedagógica do Museu de Paleontologia (1985- 2016). Mestrado Profissional em Educação- URCA. Crato-CE, 2019. Disponível em: http://www.urca.br/mpe/wp-content/uploads/sites/14/images/pdfs/disseredilanio.pdf.  Acesso em 12 de jul. 2023.

MELLO, Guiomar Namo de. Educação Escolar brasileira: o que trouxemos do século XX? Porto Alegre: Artmed, 2004.

PINSKY, Carla Bassanezi. Novos temas nas aulas de História. 1a. Ed., 2a Reimpressão. São Paulo: Contexto, 2010.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista estudos históricos, v. 5, n. 10, p. 200-215, 1992. Disponível em: file:///C:/Users/55889/Downloads/admin,+104%20(1).pdf. Acesso em 09 de setembro de 2023.

RODRIGUES BRANDÃO, C.; CORREA BORGES, M. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 6, n. 1, 2008. DOI: 10.14393/REP-2007-19988. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/19988. Acesso em: 9 set. 2023.

VALENTIM, R. P. F. de, & TRINDADE, Z. A. (2012). Sobre Memória, Representação e Identidade Social: alguns aspectos teóricos. Revista Polis E Psique, 1(2), 60. https://doi.org/10.22456/2238-152X.21487. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/PolisePsique/article/view/21487. Acesso em 09 de setembro de 2023.

Biografia do Autor

Edilânio Rodrigues Macário, Universidade Regional do Cariri - URCA

Professor do Município de Crato-CE. Possui graduação em História pela Universidade Regional do Cariri, com Especialização em História do Brasil pela mesma IES. É mestre em Educação pela Universidade Regional do Cariri-URCA, Ceará, Brasil.

 

Maria Aldejane Lopes Silva, Universidade Regional do Cariri - URCA

Possui graduação em Geografia pela Universidade Regional do Cariri-Urca, especialização em Geografia e Meio ambiente pela mesma IES. Especialização em Docência e Gestão da Educação Básica. Mestranda em Educação pela Universidade Regional do Cariri-URCA, Ceará, Brasil.

Referências

COOPER, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos. Educar em Revista, p. 01-15, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/8wydNzqGj5yKJzgkhPv5NTp/abstract/?lang=pt. Acesso em 9 de julho de 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa/ Paulo Freire, São Paulo, Paz e Terra, 2011.

GERHARDT, M. C.; FRANTZ, W. Educação popular e movimentos sociais: possibilidades de relações democráticas. Revista de Educação Popular, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 92–104, 2019. DOI: 10.14393/REP-v18n12019-46367. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/46367. Acesso em: 9 jul. 2022.

HOOKS, Bell. Ensinando a Transgredir: a educação como prática de liberdade. 2ª edição. São Paulo: WMF Martins, 2017.

JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota. A oralidade dos velhos na polifonia urbana. Imprensa Universitária, UFC, 2003.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução Ivone Ferreira et al. 5a. Ed. Campinas: UNICAMP, 2003.

MACÁRIO, Edilânio Rodrigues. A disciplina de História no Novo Ensino Médio em Nova Olinda-CE. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 3, n. 1, 2022.

MACÁRIO, Edilânio Rodrigues. A construção da memória histórica santanense a partir da atuação pedagógica do Museu de Paleontologia (1985- 2016). Mestrado Profissional em Educação- URCA. Crato-CE, 2019. Disponível em: http://www.urca.br/mpe/wp-content/uploads/sites/14/images/pdfs/disseredilanio.pdf

Acesso em 12 de jul. 2023.

MELLO, Guiomar Namo de. Educação Escolar brasileira: o que trouxemos do século XX? Porto Alegre: Artmed, 2004.

PINSKY, Carla Bassanezi. Novos temas nas aulas de História. 1a. Ed., 2a Reimpressão. São Paulo: Contexto, 2010.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista estudos históricos, v. 5, n. 10, p. 200-215, 1992. Disponível em: file:///C:/Users/55889/Downloads/admin,+104%20(1).pdf. Acesso em 09 de setembro de 2023.

RODRIGUES BRANDÃO, C.; CORREA BORGES, M. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 6, n. 1, 2008. DOI: 10.14393/REP-2007-19988. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/19988. Acesso em: 9 set. 2023.

VALENTIM, R. P. F. de, & TRINDADE, Z. A. (2012). Sobre Memória, Representação e Identidade Social: alguns aspectos teóricos. Revista Polis E Psique, 1(2), 60. https://doi.org/10.22456/2238-152X.21487. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/PolisePsique/article/view/21487. Acesso em 09 de setembro de 2023.

Publicado

04-06-2024

Como Citar

MACÁRIO, E. R.; SILVA, M. A. L. . Vivências no ensino de história: reflexões e possibilidades em 2023, Crato-CE. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–11, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i2.13663. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13663. Acesso em: 21 nov. 2024.