Ensino como pesquisa

um exercício teórico-prático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13662

Palavras-chave:

Ensino, Pesquisa, Formação, Deslocamentos

Resumo

É possível, a partir de um componente curricular com 60 horas/aulas, desenvolver uma investigação científica? Se sim, como organizar o trabalho de campo com as atividades em sala de aula? O objetivo deste trabalho é socializar as respostas dadas aos questionamentos acima e construídas através de uma experiência denominada de “ensino com pesquisa”, realizada a partir da disciplina “Docência Universitária na Contemporaneidade: pressupostos epistemológicos, políticos e metodológicos”, oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Detivemo-nos especificamente nos processos de construção da investigação, nos caminhos forjados e que conciliaram o ensino com a pesquisa. Os resultados apontam o quão significativo se torna instituirmos a cultura da pesquisa como fomentadora do ensino, pois além de romper com modelos historicamente cristalizados, desloca atores dos seus lugares, promovendo autonomia e autoria.

Biografia do Autor

Antonio Vilas Boas, Universidade do Estado da Bahia -UNEB

Licenciado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana -Bahia e mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É professor do Colégio Estadual de Conceição do Jacuípe-BA e da Universidade do Estado da Bahia. Bahia, Brasil.

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Publicado

04-06-2024

Como Citar

BOAS, A. V. Ensino como pesquisa: um exercício teórico-prático. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–11, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i2.13662. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13662. Acesso em: 30 jun. 2024.