As memórias que me constroem
com a palavra, o professor
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13653Palavras-chave:
Identidade Docente, Formação de Professores, MemóriaResumo
Este estudo de caráter descritivo reflexivo busca, por meio de um relato de experiência, compreender possíveis implicações das situações formativas que os professores do Ciclo de Alfabetização vivenciaram em uma experiência de memória e reflexão no que concerne à trajetória de vida e às ressonâncias dessas trajetórias no seu fazer pedagógico. O artigo, baseado em análise qualitativa, fundamentado em metodologia descritiva, suscitou um viés crítico-reflexivo, através do resgate de memórias individuais, por intermédio do diálogo com autores que fundamentaram a escrita do trabalho, como Bosi (1994), Freire (2000) e Nóvoa (2022). Conclui-se que a história de vida dos professores possui influência direta sobre as suas práticas pedagógicas, sem perder de vista os fatores sociais – históricos – culturais e políticos que perpassam o contexto educacional.
Referências
BORGES, Jorge Luis. Cinco visões pessoais. Trad.: Maria Rosinda Ramos da Silva. Brasília: UnB, 2002
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Brasília, DF: CNS, 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.
CEARÁ, Secretaria de Educação. Programa Alfabetização na Idade Certa. 2007. Disponível em: http://www.paic.seduc.ce.gov.br/ acesso em: 03 dez. 2022.
CEARÁ, Secretaria da Educação. Proposta Mais PAIC / Secretaria da Educação, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Fortaleza: SEDUC, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
GUIMARÃES ROSA, J. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
MOITA, Maria da Conceição. Percursos de formação de transformação. In: NÓVOA, Antonio (org.). Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1995.
NICO, José Bravo. A relação Pedagógica na Universidade: Ser-se-calórico. 1995. 202 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Lisboa, 1995.
NÓVOA, António; FINGER, Mathias (Orgs). O método (auto)biográfico e a formação. Cadernos de Formação Nº 1, Ministério da Saúde, Departamento dos Recursos Humanos da Saúde, Lisboa, 1988.
NÓVOA, Antônio. Escolas e professores proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.
OLIVEIRA. Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Vozes. Petrópolis-RJ, 2007.
SANDÍN ESTEBAN, María Paz. Investigación cualitativa en educación: fundamentos y tradiciones. Madrid, España : McGraw-Hill Interamericana, 2003.