A conjuntura do ensino geográfico no período escolanovista (1930)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13652

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Escola Nova, Geografia escolar, Inovações pedagógicas

Resumo

Este texto aborda os aspectos da metodologia do ensino de Geografia, incluindo a relação entre a Geografia moderna e os princípios da Escola Nova, em 1930, marcado pelas propostas de inovações pedagógicas e as suas concepções. Tem como objetivo compreender as orientações escolanovistas sobre os métodos de ensino em Geografia. Para tal propósito utilizou-se as fontes documentais, como os artigos publicados no Boletim Geográfico e na Revista Brasileira de Geografia, analisados por meio da bibliografia especializada em ensino de geografia, além de reforçar o contexto escolar da época, assim como os aspectos da História da Geografia escolar, elencando a atualidade do ensino geográfico. Os resultados possibilitaram compreender que as orientações escolanovistas consideravam as metodologias de ensino ativas, com destaque para as técnicas de ensino enquanto elementos mediadores do processo de ensino-aprendizagem na Geografia. Assim, constatamos as práticas educativas presentes até os dias atuais no discurso da Geografia escolar.

Biografia do Autor

Gabriele Barbosa Luiz, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP

Licenciada e Bacharela em Geografia pela Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação (UNESP - Campus de Ourinhos); Mestranda em Educação na Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP - Campus de Marília), São Paulo, Brasil.

 

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Publicado

04-06-2024

Como Citar

LUIZ, G. B. A conjuntura do ensino geográfico no período escolanovista (1930). Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–17, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i2.13652. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13652. Acesso em: 17 jul. 2024.