Desenvolvendo a percepção multiletrada no contexto escolar de uma turma de infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13651

Palavras-chave:

Multiletramentos, Educação Infantil, Prática Docente

Resumo

Antes mesmo de adentrar a creche/escola, a criança já tem acesso ao universo dos multiletramentos. O trabalho apresenta um relato de experiência sobre a importância de desenvolver a percepção multiletrada no contexto escolar, ou seja, objetiva-se refletir sobre a inserção da Pedagogia dos Multiletramentos no ambiente escolar e sobre as suas possíveis contribuições no universo da Educação Infantil. O presente estudo abrange uma pesquisa qualitativa, com um estudo de caso em um Centro de Educação Infantil (CEI) do município de Fortaleza, em uma turma de Infantil II. Para a discussão e análise dos dados coletados, utilizou-se como corpus analítico os documentos norteadores do trabalho pedagógico na rede municipal, dentre eles a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), utilizando como referencial teórico autores que pesquisam sobre os multiletramentos, como Rojo (2012). Conclui-se que uma prática pedagógica voltada aos multiletramentos perpassa a compreensão docente da criança como sujeito de aprendizagem.

Biografia do Autor

Ingrid Maciel de Sousa, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduanda do curso de licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é bolsista do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), tendo como orientador de área Prof. Dr. Antonio Luiz Oliveira Barreto. Fortaleza, Ceará, Brasil. 

Sarah Sales Nogueira Pereira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduanda do curso de licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil. 

Stephanny Mesquita e Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduanda do curso de licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil. 

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Publicado

04-06-2024

Como Citar

SOUSA, I. M. de; PEREIRA, S. S. N.; SILVA, S. M. e. Desenvolvendo a percepção multiletrada no contexto escolar de uma turma de infantil. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–13, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i2.13651. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13651. Acesso em: 17 jul. 2024.