Educação infantil na maré no cenário pós-pandêmico e reconfigurações didático-pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13639Palavras-chave:
Educação Infantil, Reconfiguração didática, MaréResumo
Muito se tem discutido acerca da pandemia causada pela Covid-19 desde o início do ano 2020, que assolou a população mundial; essa crise sanitária demandou novas ações por parte dos governantes, com o intento de impedir maior difusão do vírus e suas consequências à sociedade. Nessa perspectiva, na esfera educacional, as medidas de distanciamento social impostas pela Organização Mundial de Saúde ocasionaram, consequentemente, o fechamento das escolas, o que apontou para a necessidade de um novo modelo de educação, pautado nas tecnologias digitais. Revela-se, assim, a importância da formação docente a partir dos princípios pedagógicos, que pense a escola de forma contrária à educação bancária – a partir do conhecimento da realidade do aluno, do cotidiano escolar e das diferentes formas de ensinar, aprender e trocar saberes, sob uma perspectiva dialógica (Freire, 2010). Esse trabalho se propõe evidenciar relatos de experiência acerca da Educação Infantil no Complexo da Maré no contexto de reconfigurações pedagógicas, articulando teoria e prática.
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