O novo ensino médio em discurso no jornalismo opinativo

notas de conjuntura

Autores

  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Emanuele Vitória de Oliveira Leite Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13634

Palavras-chave:

Discurso, Jornalismo, Ensino Médio, Políticas Públicas

Resumo

Neste artigo, o foco direciona-se sobre o modo como o discurso jornalístico opinativo se volta para o Novo Ensino Médio (NEM) a partir de uma conjuntura específica: os primeiros seis meses do governo do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2023. Para tanto, foram selecionados três textos opinativos dos seguintes veículos de imprensa: Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de São Paulo. As análises possibilitam entrever construções discursivas que criticam uma possível revogação da reforma e uma ação governamental responsável por dar prosseguimento à Lei 13.415/2017, responsável por instituir o NEM no país.

Biografia do Autor

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutor em Linguística. Docente do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Rio Grande do Norte, Brasil.

Emanuele Vitória de Oliveira Leite, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade UNINTA - Centro de Educação INTA. É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Dom Alberto. Possui graduação em licenciatura em Letras - Inglês pela Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA). É aluna do curso de especialização em Mídias da Educação pela UERN. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (RP) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado

04-06-2024

Como Citar

SILVA, F. V. da; LEITE, E. V. de O. O novo ensino médio em discurso no jornalismo opinativo : notas de conjuntura . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–16, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i2.13634. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13634. Acesso em: 17 jul. 2024.