O novo ensino médio em discurso no jornalismo opinativo
notas de conjuntura
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13634Palavras-chave:
Discurso, Jornalismo, Ensino Médio, Políticas PúblicasResumo
Neste artigo, o foco direciona-se sobre o modo como o discurso jornalístico opinativo se volta para o Novo Ensino Médio (NEM) a partir de uma conjuntura específica: os primeiros seis meses do governo do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2023. Para tanto, foram selecionados três textos opinativos dos seguintes veículos de imprensa: Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de São Paulo. As análises possibilitam entrever construções discursivas que criticam uma possível revogação da reforma e uma ação governamental responsável por dar prosseguimento à Lei 13.415/2017, responsável por instituir o NEM no país.
Referências
ALVES FILHO, Francisco. A autoria institucional nos editoriais de jornais, Alfa, São Paulo, v. 50, n.1, p. 77-89, 2006. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1396/1096. Acesso em: 17 jun. 2023.
ANDRADE, Maria Carolina; MOTTA, Vânia Cardoso. A mídia e a produção do consenso em torno das políticas educacionais: o caso do Novo Ensino Médio, Revista de Políticas Públicas, São Luís, v. 26, n.1, 2022.
BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em 22 jun. 2022.
BRASIL. Medida provisória n. 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2016/Mpv/mpv746.htm. Acesso em 22 jun. 2022.
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Trad. Fernanda Siqueira Miguens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
CARVALHO, Celso de Prado Ferraz; CAVALCANTI, Fabio. O Novo Ensino Médio Paulista: velhas propostas de manutenção da dualidade estrutural e da precarização do ensino, Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, e7317, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/7317/6919. Acesso em: 22 jan. 2023.
CÁSSIO, Fernando; GOULART, Débora. A implementação do Novo Ensino Médio nas escolas: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem, Retratos da Escola, Brasília, v. 16, n. 35, p. 285-293 Maio/ago. 2022. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1620/1108. Acesso em: 15 dez. 2022.
FÁVERO, Altair Alberto; CENTENARO, Junior Bufon; SANTOS, Antônio Pereira dos. A ilusão da liberdade de escolha: o problema da “costumização” dos currículos dos itinerários formativos da Reforma do ensino médio, Educação por escrito, Porto Alegre, p. 1-11, jan/dez. 2022.
FOLHA DE S. PAULO. Alerta na educação. 04 abr. 2023. Disponível para assinantes em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2023/04/alerta-na-educacao.shtml. Acesso em: 20 abr. 2023.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
GONÇALVES, Josilaine Cátia et al. Quando tudo começa ou... (re)começa: pegadas a caminho da reforma do Ensino Médio. In: KRAWCZYK, Nora; ZAN, Dirce. (orgs.). A reforma do ensino médio em São Paulo: a continuidade do projeto neoliberal. Belo Horizonte: Fino Traço, 2022. p. 11-45.
JAKIMIU, Vanessa Campos de Lara. Retrocessos do “Novo Ensino Médio”: uma década de lutas e resistências (2013-2023), Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos em Política Educativa, Ponta Grossa, v. 8, p. 1-23, 2023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/21155/209209217638. Acesso em: 15 jun. 2023.
KOHAN, André Carreiro. Das ocupações secundaristas do estado de São Paulo (2014-2016) ao protagonismo juvenil: neoliberalismo, gestão-guerra e trabalho político, Geografares, Vitória, v. 2, n. 35, jul/dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/39228/26015. Acesso em: 11 jun. 2023.
LEÃO, Bruno Layson Ferreira; SOUZA, Alan Solano de. Accountability na educação básica: novos modos de regulação e controle de resultados, Rev. Pemo, Fortaleza, v. 4, e48574, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8574/7500. Acesso em: 11 jun. 2023.
LÜDKE, Menga; ANDRE, Marli E.D. A. A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.
MANFRÉ, Ademir Henrique. A educação no governamento dos corpos: empreendedorismo e projeto de vida, Cocar, Belém, v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6108/2674. Acesso em: 10 jun. 2023.
MELO, José Marques; ASSIS, Francisco de. Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório, Intercom – RBCC, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 39-56, jan./abr. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/interc/a/YYXs6KPXhp8d7pRvJvnRjDR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2021.
O GLOBO. Reforma do ensino médio precisa seguir adiante. 04 jun. 2023. Disponível para assinantes em: https://oglobo.globo.com/opiniao/editorial/coluna/2023/06/reforma-do-ensino-medio-precisa-seguir-adiante.ghtml. Acesso em: 10 jun. 2023.
PASCOAL, Isaías. A questão do ensino médio no Brasil: ‘decifra-me ou te devoro’, Estado de São Paulo, 16 maio 2023. Disponível para assinantes em: https://www.estadao.com.br/opiniao/espaco-aberto/a-questao-do-ensino-medio-no-brasil-decifra-me-ou-te-devoro/. Acesso em: 20 maio 2023.
QUADROS, Sérgio Feldemann de; KRAWCZYK, Nora. O ensino médio brasileiro ao gosto do empresariado, Políticas Educacionais, Montevideo, v. 12, n. 2, p. 36-46, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/97711/54566. Acesso em: 06 jan. 2023.
RESENDE, Haroldo de. Foucault, neoliberalismo e educação: articulações em escrito de um pioneiro. In: TRAVERSINI, Clarice Salete et al. (Orgs.). Alfredo Veiga-Neto: modos de ser e pensar junto com Michel Foucault. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 397-412.