The New High School in discourse in opinionated journalism

conjuncture notes

Authors

  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Emanuele Vitória de Oliveira Leite Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13634

Keywords:

Discourse, Journalism, High school, Public policy

Abstract

In this article, the focus is directed on way how the opinionated journalistic discourse turns to the New High School, from a specific conjuncture: the first six months of the government of the third term of Luís Inácio Lula da Silva (PT), in 2023. For this purpose, three opinion texts from the following press vehicles were selected: Folha de S. Paulo, Globo and Estado de São Paulo. The analyzes make it possible to glimpse discursive constructions that criticize a possible repeal of the reform and a governmental action responsible for continuing with Law 13.415/2017, responsible for establishing the New High School in the country.

Author Biographies

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutor em Linguística. Docente do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Rio Grande do Norte, Brasil.

Emanuele Vitória de Oliveira Leite, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade UNINTA - Centro de Educação INTA. É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Dom Alberto. Possui graduação em licenciatura em Letras - Inglês pela Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA). É aluna do curso de especialização em Mídias da Educação pela UERN. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (RP) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Rio Grande do Norte, Brasil.

References

ALVES FILHO, Francisco. A autoria institucional nos editoriais de jornais, Alfa, São Paulo, v. 50, n.1, p. 77-89, 2006. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1396/1096. Acesso em: 17 jun. 2023.

ANDRADE, Maria Carolina; MOTTA, Vânia Cardoso. A mídia e a produção do consenso em torno das políticas educacionais: o caso do Novo Ensino Médio, Revista de Políticas Públicas, São Luís, v. 26, n.1, 2022.

BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em 22 jun. 2022.

BRASIL. Medida provisória n. 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2016/Mpv/mpv746.htm. Acesso em 22 jun. 2022.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Trad. Fernanda Siqueira Miguens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

CARVALHO, Celso de Prado Ferraz; CAVALCANTI, Fabio. O Novo Ensino Médio Paulista: velhas propostas de manutenção da dualidade estrutural e da precarização do ensino, Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, e7317, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/7317/6919. Acesso em: 22 jan. 2023.

CÁSSIO, Fernando; GOULART, Débora. A implementação do Novo Ensino Médio nas escolas: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem, Retratos da Escola, Brasília, v. 16, n. 35, p. 285-293 Maio/ago. 2022. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1620/1108. Acesso em: 15 dez. 2022.

FÁVERO, Altair Alberto; CENTENARO, Junior Bufon; SANTOS, Antônio Pereira dos. A ilusão da liberdade de escolha: o problema da “costumização” dos currículos dos itinerários formativos da Reforma do ensino médio, Educação por escrito, Porto Alegre, p. 1-11, jan/dez. 2022.

FOLHA DE S. PAULO. Alerta na educação. 04 abr. 2023. Disponível para assinantes em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2023/04/alerta-na-educacao.shtml. Acesso em: 20 abr. 2023.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

GONÇALVES, Josilaine Cátia et al. Quando tudo começa ou... (re)começa: pegadas a caminho da reforma do Ensino Médio. In: KRAWCZYK, Nora; ZAN, Dirce. (orgs.). A reforma do ensino médio em São Paulo: a continuidade do projeto neoliberal. Belo Horizonte: Fino Traço, 2022. p. 11-45.

JAKIMIU, Vanessa Campos de Lara. Retrocessos do “Novo Ensino Médio”: uma década de lutas e resistências (2013-2023), Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos em Política Educativa, Ponta Grossa, v. 8, p. 1-23, 2023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/21155/209209217638. Acesso em: 15 jun. 2023.

KOHAN, André Carreiro. Das ocupações secundaristas do estado de São Paulo (2014-2016) ao protagonismo juvenil: neoliberalismo, gestão-guerra e trabalho político, Geografares, Vitória, v. 2, n. 35, jul/dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/39228/26015. Acesso em: 11 jun. 2023.

LEÃO, Bruno Layson Ferreira; SOUZA, Alan Solano de. Accountability na educação básica: novos modos de regulação e controle de resultados, Rev. Pemo, Fortaleza, v. 4, e48574, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8574/7500. Acesso em: 11 jun. 2023.

LÜDKE, Menga; ANDRE, Marli E.D. A. A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.

MANFRÉ, Ademir Henrique. A educação no governamento dos corpos: empreendedorismo e projeto de vida, Cocar, Belém, v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6108/2674. Acesso em: 10 jun. 2023.

MELO, José Marques; ASSIS, Francisco de. Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório, Intercom – RBCC, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 39-56, jan./abr. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/interc/a/YYXs6KPXhp8d7pRvJvnRjDR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2021.

O GLOBO. Reforma do ensino médio precisa seguir adiante. 04 jun. 2023. Disponível para assinantes em: https://oglobo.globo.com/opiniao/editorial/coluna/2023/06/reforma-do-ensino-medio-precisa-seguir-adiante.ghtml. Acesso em: 10 jun. 2023.

PASCOAL, Isaías. A questão do ensino médio no Brasil: ‘decifra-me ou te devoro’, Estado de São Paulo, 16 maio 2023. Disponível para assinantes em: https://www.estadao.com.br/opiniao/espaco-aberto/a-questao-do-ensino-medio-no-brasil-decifra-me-ou-te-devoro/. Acesso em: 20 maio 2023.

QUADROS, Sérgio Feldemann de; KRAWCZYK, Nora. O ensino médio brasileiro ao gosto do empresariado, Políticas Educacionais, Montevideo, v. 12, n. 2, p. 36-46, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/97711/54566. Acesso em: 06 jan. 2023.

RESENDE, Haroldo de. Foucault, neoliberalismo e educação: articulações em escrito de um pioneiro. In: TRAVERSINI, Clarice Salete et al. (Orgs.). Alfredo Veiga-Neto: modos de ser e pensar junto com Michel Foucault. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 397-412.

Published

2024-06-04

How to Cite

SILVA, F. V. da; LEITE, E. V. de O. The New High School in discourse in opinionated journalism: conjuncture notes. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–16, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i2.13634. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13634. Acesso em: 21 nov. 2024.