Algumas proposições para que se possa compreender o lugar da educação no mundo da ciência
DOI :
https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.12204Résumé
Este artigo desponta como um ponto de referência para aqueles que pretendem enveredar pelos caminhos da pesquisa científica e contribuir com a produção do conhecimento. Em nossas experiências vivenciadas no campo da pesquisa podemos perceber angústias de alunos causados pela ausência de noções básicas na área da pesquisa, pela falta de clareza sobre a organização de alguns materiais e da não familiaridade com a linguagem própria do campo da ciência. Este estudo possui uma linguagem simples, objetiva sem perder o rigor no tratamento dado e o referido tema. A pesquisa bibliográfica norteou a construção do texto. Configura-se como um texto enxuto que paulatinamente pode ajudar a dar um tom mais agradável à resistência e até à indisposição criada pela comunidade acadêmica para a iniciação científica e a continuidade na prática investigativa. Nesse sentido, este trabalho propõe ponto a ponto o roteiro indispensável para a elaboração de trabalho acadêmico-científicos com modelos concretos para melhor compreensão dos elementos de uma pesquisa em educação, pois a educação é certamente o meio mais viável das mudanças qualitativas em nossa sociedade.
Références
BEILLEROT, J. (2001). A “pesquisa”: Esboço de uma análise. In M. André (Ed.), O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores (pp. 71-90). Campinas: Papirus.
ECHER, I.C Revisão de literatura na construção do trabalho. Rev. gaúcha de enf., Porto Alegre, v.22.n2,2001.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
POLIT.D.F.;HUNGLER,B,P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem.3.ed. Porto Alegre: Artes Médicas,1995,391p.
POPPER.K.R. A lógica de Pesquisa cientifica. São Paulo; Loyola,2002
PEJURO. Serrano Francisco. Pesquisar no labirinto: a tese de doutorado, um desafio possível. São Paulo,2011
POLIT-O'HARA, Denise; HUNGLER, Bernadette P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. 3. edPorto Alegre: Artes Medicas, 1995.
TRENTENI,M;Paim,L. Pesquisa em enfermagem: uma modalidade convergente assistencial. Florianópolis:UFSC,1999.