Algumas proposições para que se possa compreender o lugar da educação no mundo da ciência

Authors

  • Maria Almerinda de Souza Matos Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Alexandre Rodrigo Teixeira Alecrim Universidade Federal do Amazonas -UFAM
  • Raiana Rosa Alfaia da Costa Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Priscilla Matos Lopes Universidade Nilton Lins- UNL

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.12204

Abstract

This article emerges as a point of reference for those who intend to embark on the paths of scientific research and contribute to the production of knowledge. In our experiences in the field of research, we can see the anxieties of students caused by the lack of basic notions in the field of research, the lack of clarity about the organization of some materials and unfamiliarity with the language of the field of science. This study has a simple, objective language without losing rigor in the treatment given and the referred topic. The bibliographic research guided the construction of the text. It is configured as a lean text that can gradually help to give a more pleasant tone to the resistance and even the indisposition created by the academic community towards scientific initiation and continuity in investigative practice. In this sense, this work proposes, point by point, the indispensable roadmap for the elaboration of academic-scientific work with concrete models for a better understanding of the elements of research in education, since education is certainly the most viable means of qualitative changes in our society.

Author Biographies

Maria Almerinda de Souza Matos, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Licenciada em Educação Especial: Deficientes Mentais na 1ª Turma do Curso pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1980). É Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1996), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2008) e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília (2019). Atualmente é Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM) na categoria Associada Nível 4, vinculada ao Departamento de Teorias e Fundamentos (DTF). É Coordenadora Fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD), Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas e Educação (GPPE/UFAM). Faz parte da Associação Brasileira de Autismo (ABRA), Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (ABP), compondo também a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Orientadora de Iniciação Científica na UFAM, na área de Ciências Sociais Aplicadas e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFAM (Mestrado e Doutorado). Tem diversos artigos publicados em anais de eventos científicos e em periódicos, bem como capítulos de livros e coletâneas. Foi coordenadora psicopedagógica do Centro de Triagem e Diagnóstico da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/AM) e coordenadora pedagógica/psicopedagógica/psicomotora na Escola Integrada Sempre Viva. Atualmente tem organizado diversos eventos com vistas à socialização de informações científicas relevantes para a comunidade acadêmica e público em geral, destacando-se o Encontro Amazônico de Psicopedagogia e o Simpósio do Autismo no Contexto da Inclusão. Foi membro da Câmara de Extensão e Interiorização da PROEXTI/UFAM, tendo o primeiro programa aprovado na FACED. Foi membro permanente da Comissão de Inclusão e Acessibilidade da UFAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Inclusão Escolar, Políticas Públicas, Necessidades Educacionais Especiais, Psicomotricidade e Psicopedagogia.

Alexandre Rodrigo Teixeira Alecrim, Universidade Federal do Amazonas -UFAM

Graduando em Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Atuou como bolsista do Programa de Apoio Educacional Especializado - PAEE/NEPPD/UFAM (2019 a 2021), como bolsista do CNPq (2021) e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM (2022) pelo Programa Institucional de Bolsas com Iniciação Científica PIBIC/UFAM. Atualmente é bolsista da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em sua terceira pesquisa intitulada "Altas Habilidades/Superdotação na pedagogia: estabelecendo relações legais, políticas e teóricas". Coordenador do Laboratório de Altas Habilidades/Superdotação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial - NEPPD, grupo certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, desde 2001 e associado do Conselho Brasileiro para Superdotação - CONBRASD.

Raiana Rosa Alfaia da Costa, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Acadêmica em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial - NEPPD. Foi bolsista do Programa de Apoio Educacional Especializado - PAEE/NEPPD/UFAM. Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UFAM.Coordenadora do Laboratório de Estimulação Precoce. Pesquisa Estimulação Precoce: crianças com deficiência de zero a três anos de idade.

Priscilla Matos Lopes, Universidade Nilton Lins- UNL

Médica Pediatra Titulada pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em 2017. Pós-Graduada em Pediatria Clínica pela Universidade de São Paulo – USP (2016). Pós-Graduada em Urgências e Emergências Pediátricas – Hospital Israelita Albert Einstein (2016). Graduada em Medicina pela Universidade Nilton Lins (2011). Preceptora Voluntária do Internato da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Atualmente Trabalha na Cooperativa Amazonense de Pediatria – COOAP), no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas

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Published

2023-05-17

How to Cite

MATOS, M. A. de S.; RODRIGO TEIXEIRA ALECRIM, A. .; ROSA ALFAIA DA COSTA, R.; MATOS LOPES, P. . Algumas proposições para que se possa compreender o lugar da educação no mundo da ciência . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 7, n. 01, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v7i01.12204. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12204. Acesso em: 18 jul. 2024.