Algumas proposições para que se possa compreender o lugar da educação no mundo da ciência

Autores/as

  • Maria Almerinda de Souza Matos Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Alexandre Rodrigo Teixeira Alecrim Universidade Federal do Amazonas -UFAM
  • Raiana Rosa Alfaia da Costa Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Priscilla Matos Lopes Universidade Nilton Lins- UNL

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.12204

Resumen

Este artículo surge como un punto de referencia para quienes pretenden emprender los caminos de la investigación científica y contribuir a la producción de conocimiento. En nuestras experiencias en el campo de la investigación, podemos ver las angustias de los estudiantes provocadas por la falta de nociones básicas en el campo de la investigación, la falta de claridad sobre la organización de algunos materiales y la falta de familiaridad con el lenguaje del campo de la ciencia. Este estudio tiene un lenguaje sencillo, objetivo, sin perder rigor en el tratamiento dado y el tema referido. La investigación bibliográfica orientó la construcción del texto. Se configura como un texto magro que puede ayudar paulatinamente a darle un tono más ameno a la resistencia e incluso a la indisposición creada por la comunidad académica hacia la iniciación científica y la continuidad en la práctica investigativa. En ese sentido, este trabajo propone, punto por punto, la hoja de ruta indispensable para la elaboración de trabajos académico-científicos con modelos concretos para una mejor comprensión de los elementos de la investigación en educación, ya que la educación es ciertamente el medio más viable de cambios cualitativos en Nuestra sociedad.

 

Biografía del autor/a

Maria Almerinda de Souza Matos, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Licenciada em Educação Especial: Deficientes Mentais na 1ª Turma do Curso pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1980). É Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1996), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2008) e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília (2019). Atualmente é Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM) na categoria Associada Nível 4, vinculada ao Departamento de Teorias e Fundamentos (DTF). É Coordenadora Fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD), Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas e Educação (GPPE/UFAM). Faz parte da Associação Brasileira de Autismo (ABRA), Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (ABP), compondo também a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Orientadora de Iniciação Científica na UFAM, na área de Ciências Sociais Aplicadas e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFAM (Mestrado e Doutorado). Tem diversos artigos publicados em anais de eventos científicos e em periódicos, bem como capítulos de livros e coletâneas. Foi coordenadora psicopedagógica do Centro de Triagem e Diagnóstico da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/AM) e coordenadora pedagógica/psicopedagógica/psicomotora na Escola Integrada Sempre Viva. Atualmente tem organizado diversos eventos com vistas à socialização de informações científicas relevantes para a comunidade acadêmica e público em geral, destacando-se o Encontro Amazônico de Psicopedagogia e o Simpósio do Autismo no Contexto da Inclusão. Foi membro da Câmara de Extensão e Interiorização da PROEXTI/UFAM, tendo o primeiro programa aprovado na FACED. Foi membro permanente da Comissão de Inclusão e Acessibilidade da UFAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Inclusão Escolar, Políticas Públicas, Necessidades Educacionais Especiais, Psicomotricidade e Psicopedagogia.

Alexandre Rodrigo Teixeira Alecrim, Universidade Federal do Amazonas -UFAM

Graduando em Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Atuou como bolsista do Programa de Apoio Educacional Especializado - PAEE/NEPPD/UFAM (2019 a 2021), como bolsista do CNPq (2021) e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM (2022) pelo Programa Institucional de Bolsas com Iniciação Científica PIBIC/UFAM. Atualmente é bolsista da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em sua terceira pesquisa intitulada "Altas Habilidades/Superdotação na pedagogia: estabelecendo relações legais, políticas e teóricas". Coordenador do Laboratório de Altas Habilidades/Superdotação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial - NEPPD, grupo certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, desde 2001 e associado do Conselho Brasileiro para Superdotação - CONBRASD.

Raiana Rosa Alfaia da Costa, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Acadêmica em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial - NEPPD. Foi bolsista do Programa de Apoio Educacional Especializado - PAEE/NEPPD/UFAM. Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UFAM.Coordenadora do Laboratório de Estimulação Precoce. Pesquisa Estimulação Precoce: crianças com deficiência de zero a três anos de idade.

Priscilla Matos Lopes, Universidade Nilton Lins- UNL

Médica Pediatra Titulada pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em 2017. Pós-Graduada em Pediatria Clínica pela Universidade de São Paulo – USP (2016). Pós-Graduada em Urgências e Emergências Pediátricas – Hospital Israelita Albert Einstein (2016). Graduada em Medicina pela Universidade Nilton Lins (2011). Preceptora Voluntária do Internato da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Atualmente Trabalha na Cooperativa Amazonense de Pediatria – COOAP), no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas

Citas

BEILLEROT, J. (2001). A “pesquisa”: Esboço de uma análise. In M. André (Ed.), O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores (pp. 71-90). Campinas: Papirus.

ECHER, I.C Revisão de literatura na construção do trabalho. Rev. gaúcha de enf., Porto Alegre, v.22.n2,2001.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

POLIT.D.F.;HUNGLER,B,P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem.3.ed. Porto Alegre: Artes Médicas,1995,391p.

POPPER.K.R. A lógica de Pesquisa cientifica. São Paulo; Loyola,2002

PEJURO. Serrano Francisco. Pesquisar no labirinto: a tese de doutorado, um desafio possível. São Paulo,2011

POLIT-O'HARA, Denise; HUNGLER, Bernadette P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. 3. edPorto Alegre: Artes Medicas, 1995.

TRENTENI,M;Paim,L. Pesquisa em enfermagem: uma modalidade convergente assistencial. Florianópolis:UFSC,1999.

Publicado

2023-05-17

Cómo citar

MATOS, M. A. de S.; RODRIGO TEIXEIRA ALECRIM, A. .; ROSA ALFAIA DA COSTA, R.; MATOS LOPES, P. . Algumas proposições para que se possa compreender o lugar da educação no mundo da ciência . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 7, n. 01, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v7i01.12204. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12204. Acesso em: 21 nov. 2024.