UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v3i1.4511Abstract
O presente estudo almeja colocar em evidência o tema da “formação de professores de educação física no Brasil”, em busca de respostas as seguintes questões: quantos estudos foram encontrados e discutidos nas pesquisas produzidas sobre a temática indicada? Quais foram as evidências? O que os estudos consideraram? Objetivamos analisar as produções científicas nacionais a partir de uma revisão sistemática sobre a formação de professores de educação física no Brasil divulgadas no meio científico. Selecionamos os estudos utilizando os indexadores do banco de dados de periódicos científicos brasileiros Scielo, na biblioteca digital da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e no Portal Domínio, onde inserimos o descritor “formação de professores de educação física” e o período estipulado foi dos anos de 2014 a 2017. Foram selecionados 26 artigos científicos. Na análise textual dos achados verificamos que os autores mais referenciados foram Maurice Tardif e Antônio Sampaio da Nóvoa, sobretudo considerando que os principais conceitos relacionados a formação de professores de educação física no Brasil, referem-se a: Formação inicial, Formação continuada, Ciclos ou fases da carreira profissional, Importância das primeiras experiências na atuação profissional e Atividades e conteúdos dos profissionais docentes em educação física. Apesar dessa variedade de assuntos relacionados ao tema da formação de professores, o que nos chamou atenção foi pouca referência a autores específicos da área da educação física Dessa forma, é relevante que estudos sistematizados sobre o tema investigado continuem presentes no meio científico e que tais revisões se ampliem para teses e dissertações.