Formação continuada de professoras/es da educação do campo
Uma análise político-educacional das ações da secretaria municipal de educação de Santana-AP
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.8645Resumo
O presente artigo relaciona três campos do conhecimento em educação: a política educacional, a formação continuada e a educação do campo. Tem-se como objetivo a análise das ações de formação continuada da Divisão de Educação do Campo da Secretaria Municipal de Educação de Santana-AP. Consiste em uma pesquisa de abordagem predominantemente qualitativa, que se utilizou das pesquisas documental, bibliográfica, seguidas da pesquisa de campo, tendo por suporte instrumental a aplicação de entrevistas. Os sujeitos da pesquisa foram três profissionais da educação lotados na referida Divisão. Compreende-se que a educação do campo apresenta particularidades inerentes à sua realidade e precisam ser consideradas dentro das políticas educacionais, inclusive no que tange à formação continuada. Aponta-se a necessidade de uma formação constante das professoras e professores da educação básica frente aos desafios da profissão, incorporando os saberes para um desenvolvimento sociocultural efetivo das escolas do campo. Entre outros apontamentos, conclui-se que a atuação dos movimentos sociais juntamente com a aplicação de estudos acadêmicos são elementos fundamentais para alcançar conquistas político-educacionais junto à educação do campo.
Palavras-chave: Política Educacional; Formação Continuada; Educação do Campo.