Gênero e infâncias: das construções identitárias às imposições sociais

Autores

  • Reginaldo Peixoto Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.8618

Resumo

O termo gênero tem sido incluído nos discursos religiosos como “ideologia de gênero”, uma perspectiva equivocada, pois não se trata de ideologia, mas sim de uma categoria que diferencia os modos de ser de homens e mulheres. Dessa forma, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o presente trabalho objetiva uma discussão acerca do significado do termo gênero como uma construção sociocultural, política e histórica, criado para caracterizar as diferenças entre homens e mulheres. Portanto, ao compreendermos a fase da infância como sendo propícia para o desenvolvimento infantil, buscamos também discutir como que o mundo dos/as adultos/as se insere nas brincadeiras, nos brinquedos, nos trajes e nos papéis que as crianças desempenham desde cedo, como premissa para mais tarde seguirem as padronizações sociais. Desde antes mesmo do nascimento, somos levados/as a construir identidades de gênero que histórico e culturalmente foram atribuídas e relacionadas ao sexo biológico, o que muitas vezes acaba naturalizando papéis, segregar desejos e promover o preconceito e a discriminação, principalmente, quando se rompe com as práticas e os modelos impostos pela sociedade – macho e homem, fêmea e mulher.

Biografia do Autor

Reginaldo Peixoto, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual de Maringá (2000), graduação em Licenciatura em Arte e Educação pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2009), graduação em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José (2015), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e doutorado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018). Atualmente é professor da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná, professor adjunto efetivo do curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Paranaíba e coordenador do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia EaD-UEMS, polo de Aparecida do Taboado MS. Pesquisa a formação de Professores no Estado de Mato Grosso do Sul, tem experiência na área de Arte, Gênero, sexualidades e diversidades e formação de professores.

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1984), Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (2002), Doutorado em Educação Escolar - UNESP/Araraquara (2008), Pós-doutorado em Educação Escolar na UNESP/Araraquara, com a temática da Trajetória da Educação Sexual no Brasil. É professora da Universidade Estadual de Maringá, no Programa de Pós-graduação em Educação (PPE), Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia, aprendizagem, sexualidade, gênero, diversidade sexual e educação em sexualidade. Realizou um estágio na Universidade de Alcalá, em Guadalajara - Espanha, como bolsista da Fundación Carolina, com um projeto sobre Formação Docente e Gênero. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação - PPE, UEM. É líder do grupo de pesquisa CNPq, intitulado Núcleo de Pesquisa e Estudo em Diversidade Sexual - NUDISEX. Autora dos livros: 1) O NOME DA COISA, fruto da tese de Doutorado, 2) VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA: contributos para a formação docente. 3) GÊNERO, DIREITOS E DIVERSIDADE SEXUAL: trajetórias escolares (Org.); 4) OBSERVATÓRIO DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO: entre políticas públicas e práticas pedagógicas (Org.), 5) Educação, saúde, gênero e sexualidade: diálogos possíveis (Org.), 6) Educação, gênero e feminismos: resistências bordadas com fios de luta (Org.). 7. Gênero e Sexualidade; interfaces educativas (Org.) e 8) Gênero, sexualidades e diferenças: categorias de análises, (des)territórios de disputas.

Publicado

2021-08-27

Como Citar

PEIXOTO, R.; MAIO, E. R. Gênero e infâncias: das construções identitárias às imposições sociais. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 6, n. 01, p. 01–13, 2021. DOI: 10.29280/rappge.v6i01.8618. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/8618. Acesso em: 19 abr. 2024.