GENDER AND CHILDREN: FROM IDENTITY CONSTRUCTIONS TO SOCIAL TAXES

Authors

  • Reginaldo Peixoto Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.8618

Abstract

The term gender has been included in religious discourses as “gender ideology”, a misguided perspective, because it is not an ideology but a category that differentiates men's and women's ways of being. Thus, the present work aims at a discussion about the meaning of the term gender as a sociocultural construction, created to characterize the differences between men and women. Therefore, by understanding the stage of childhood as propitious to child development, we also seek to discuss how the adults’ world fits into the play, toys, clothes and roles that children play early, as a premise for later they follow social standards. Even before birth, we are oriented to construct gender identities that have been historically and culturally attributed and related to biological sex, which often result naturalizing roles, segregating desires and promoting prejudice and discrimination, especially when it breaks with practices and models imposed by society - male and man, female and woman.

 

Author Biographies

Reginaldo Peixoto, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual de Maringá (2000), graduação em Licenciatura em Arte e Educação pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2009), graduação em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José (2015), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e doutorado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018). Atualmente é professor da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná, professor adjunto efetivo do curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Paranaíba e coordenador do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia EaD-UEMS, polo de Aparecida do Taboado MS. Pesquisa a formação de Professores no Estado de Mato Grosso do Sul, tem experiência na área de Arte, Gênero, sexualidades e diversidades e formação de professores.

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1984), Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (2002), Doutorado em Educação Escolar - UNESP/Araraquara (2008), Pós-doutorado em Educação Escolar na UNESP/Araraquara, com a temática da Trajetória da Educação Sexual no Brasil. É professora da Universidade Estadual de Maringá, no Programa de Pós-graduação em Educação (PPE), Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia, aprendizagem, sexualidade, gênero, diversidade sexual e educação em sexualidade. Realizou um estágio na Universidade de Alcalá, em Guadalajara - Espanha, como bolsista da Fundación Carolina, com um projeto sobre Formação Docente e Gênero. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação - PPE, UEM. É líder do grupo de pesquisa CNPq, intitulado Núcleo de Pesquisa e Estudo em Diversidade Sexual - NUDISEX. Autora dos livros: 1) O NOME DA COISA, fruto da tese de Doutorado, 2) VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA: contributos para a formação docente. 3) GÊNERO, DIREITOS E DIVERSIDADE SEXUAL: trajetórias escolares (Org.); 4) OBSERVATÓRIO DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO: entre políticas públicas e práticas pedagógicas (Org.), 5) Educação, saúde, gênero e sexualidade: diálogos possíveis (Org.), 6) Educação, gênero e feminismos: resistências bordadas com fios de luta (Org.). 7. Gênero e Sexualidade; interfaces educativas (Org.) e 8) Gênero, sexualidades e diferenças: categorias de análises, (des)territórios de disputas.

Published

2021-08-27

How to Cite

PEIXOTO, R.; MAIO, E. R. GENDER AND CHILDREN: FROM IDENTITY CONSTRUCTIONS TO SOCIAL TAXES. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 6, n. 01, p. 01–13, 2021. DOI: 10.29280/rappge.v6i01.8618. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/8618. Acesso em: 23 nov. 2024.