UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Lucas Diógenes Leão
  • João Luiz da Costa Barros Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v3i1.4511

Resumo

O presente estudo almeja colocar em evidência o tema da “formação de professores de educação física no Brasil”, em busca de respostas as seguintes questões: quantos estudos foram encontrados e discutidos nas pesquisas produzidas sobre a temática indicada? Quais foram as evidências? O que os estudos consideraram? Objetivamos analisar as produções científicas nacionais a partir de uma revisão sistemática sobre a formação de professores de educação física no Brasil divulgadas no meio científico. Selecionamos os estudos utilizando os indexadores do banco de dados de periódicos científicos brasileiros Scielo, na biblioteca digital da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e no Portal Domínio, onde inserimos o descritor “formação de professores de educação física” e o período estipulado foi dos anos de 2014 a 2017. Foram selecionados 26 artigos científicos. Na análise textual dos achados verificamos que os autores mais referenciados foram Maurice Tardif e Antônio Sampaio da Nóvoa, sobretudo considerando que os principais conceitos relacionados a formação de professores de educação física no Brasil, referem-se a: Formação inicial, Formação continuada, Ciclos ou fases da carreira profissional, Importância das primeiras experiências na atuação profissional e Atividades e conteúdos dos profissionais docentes em educação física. Apesar dessa variedade de assuntos relacionados ao tema da formação de professores, o que nos chamou atenção foi pouca referência a autores específicos da área da educação física Dessa forma, é relevante que estudos sistematizados sobre o tema investigado continuem presentes no meio científico e que tais revisões se ampliem para teses e dissertações.

Biografia do Autor

Lucas Diógenes Leão

Mestrado em andamento (2017-2019) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Faculdade de Educação (FACED) da UFAM, na cidade de Manaus. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) do Campus do Baixo Amazonas, no município de Parintins (2016). Possui experiência na área de Educação Física por meio de participação em projetos de pesquisa, extensão, docência, monitoria acadêmica e estágio docente. Possui pós-graduação (especialização), lato sensu, em Educação Física Escolar pelo Claretiano - Centro Universitário, no polo de Parintins (2017).

João Luiz da Costa Barros, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP/SP. Pós-Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestre em Educação Física pela UNIMEP/SP, Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Professor Adjunto na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Participou da criação dos cursos de graduação em Educação Física de várias instituições superiores privadas de ensino. É consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas - FAPEAM, e Universidade Federal do Acre. É coordenador do grupo de pesquisa Educação Física e suas Relações Interdisciplinares -CNPq/UFAM. Atualmente, é professor credenciado no Programa de Pós-Graduação, Stricto Sensu, em Sociedade e Cultura na Amazônia - PPGSCA/UFAM e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faced/Ufam. É membro do Comitê Científico Local na área de Ciências da Saúde do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/FAPEAM - 2017/2018. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - FEFF/UFAM - 2015-2017. Orienta projetos de iniciação científica e de extensão - PIBIC/PACE/PIBEX na UFAM. Coordena projeto de pesquisa sobre políticas públicas em esporte e lazer aprovado pela PROPESP/UFAM com apoio financeiro do Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT FINEP

Downloads

Publicado

2018-07-17

Como Citar

LEÃO, L. D.; BARROS, J. L. da C. UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 114–130, 2018. DOI: 10.29280/rappge.v3i1.4511. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/4511. Acesso em: 25 abr. 2024.