SABERES DOCENTES MOBILIZADOS PARA O ENSINO DE ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FORTALEZA
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16986Palavras-chave:
Educação;, Arte;, Saberes docentes;, Pedagogia.Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo responder à pergunta: como são formados os saberes docentes para o ensino de arte dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental na Prefeitura Municipal de Fortaleza? Para responder a esta indagação levantou-se os elementos da formação inicial destes profissionais e seus saberes docentes. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e os aportes teórico-metodológicos tiveram por base discussões sobre os saberes docentes, ensino de Arte e formação de professores. Como instrumentos de coletada de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas. Como achados da pesquisa apontou-se que os sujeitos da investigação trazem para o ensino de Arte elementos de sua formação inicial, vivências e formações realizadas fora do contexto da escola para desenvolverem os seus respectivos trabalhos.
Referências
ANDRÉ, Marli et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade, v. 20, n. 68, p. 301-309, 1999.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. - [Reimpr.]. - Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.
MARQUES, Isabel; BRAZIL, Fábio. Arte em Questões. São Paulo: Cortez, 2014.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.
VIANA DE SOUZA SILVA, Francenilza; VALE DA COSTA, Selda. O Teatro do Oprimido: dimensões políticas e pedagógicas em perspectiva freiriana. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 01–10, 2020. DOI: 10.29280/rappge.v5i1.7156. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/7156. Acesso em: 31 dez. 2024.
YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, RS: Bookman, 2016.