FEEDBACK NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE: UM OLHAR PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL
USE OF FEEDBACK IN THE PHYSICAL EDUCATION AND SPORT CONTEXT: A LOOK AT PROFESSIONAL PRACTICE
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.15807Palavras-chave:
Formação profissional, Docência, Aprendizagem motora, RetroalimentaçãoResumo
O feedback é fundamental para o processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras. O objetivo deste trabalho foi o de apresentar a opinião de professores de Educação Física em relação ao uso do feedback em suas aulas. Quinze professores de Educação Física participaram do estudo. Para a coleta de dados utilizamos um questionário específico para analisar a compreensão dos professores sobre o fornecimento de feedback extrínseco. Foi possível constatar que a grande maioria possui um bom entendimento sobre o tema e considera o feedback indispensável para o processo de aprendizagem de seus alunos. No entanto, é necessário realizar estudos que investiguem a perspectiva dos/as praticantes para ampliar os conhecimentos acerca do tema.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, Editora: Presses Universitaires de France, 2011.
BATISTA, Paula Maria; JOAQUIM, Bárbara; CARVALHO, Maria José. A percepção de competências dos gestores desportivos em função da experiência profissional. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, p. 50-57, 2016. Acesso em: 17 ago. 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/YF89589gk3W9BDkpkc8stkq/.
BERELSON, Bernard. Content analysis in communication. Research. Nova Iorque, DI. Univ. Press, 1952, Hafner Publ. Co., 1971.
CARDOSO, Ana Carolina Simões. Feedback em contextos de ensino-aprendizagem on-line. Linguagens e Diálogos, v. 2, n. 2, p. 17-34, 2011.
CARPENTIER, Joëlle; MAGEAU, Geneviève. Predicting Sport Experience during Training: The Role of Change-Oriented Feedback in Athletes’ Motivation, Self-Confidence and Needs Satisfaction Fluctuations. Journal of sport and exercise psychology, v. 38, n. 1, p. 45-58, 2016.
CHIVIACOWSKY, Suzete; NEVES, Camila; LOCATELLI, Liliane; OLIVEIRA, Cibelly. Aprendizagem motora em crianças: efeitos da frequência autocontrolada de conhecimentode resultados. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 26, n. 3, 2005. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: http://www.revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/167
CONSONI, Bianca. A importância do feedback. 2010. Monografia (Administração). Assis, SP: Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis, 2010. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqTccs/0711260709.pdf
CORRÊA, Umberto Cesar; BARROS, João Augusto de Camargo; WALTER, Cinthya; MARTEL, Virgínia da Silva Almeida. Efeitos da frequência de conhecimento de performance na aprendizagem de habilidades motoras. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 19, n. 2, p. 127-141, 2005. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16589
CUNHA, Fabio Aires da. Feedback como instrumento pedagógico (Org.). Educação Física. v. 38, 2004.
FONSECA, João José Saraiva. Apostila de metodologia da pesquisa científica. João José Saraiva da Fonseca, 2002. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012-1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf
FREIRE, Auro Barreiros. Autocontrole de conhecimento de performance (CP) e de conhecimento de resultados (CR) na aquisição de habilidades motoras. 2017. Tese (Doutorado em Ciências do Esporte da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional). Belo Horizonte: UFMG, 2017. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/30750
GODINHO, Mário; MENDES, Rui; MELO, Felipe; BARREIROS, João. Controlo motor e aprendizagem: Fundamentos e aplicações. Lisboa: FMH edições, 1999.
GUIMARÃES, Sueli Edi Rufini; BZUNECK, José Aloyseo; BORUCHOVITCH, Evely. Estilos motivacionais de professores: propriedades psicométricas de um instrumento de avaliação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 19, p. 17-24, 2003. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/MPBGSPyKrxpSf4Dj7pbngGg/?lang=pt
LIZ, Carla Maria de; PANARIELLO, Júlia Malnati; VIANA, Maick da Silveira; BRANDT, Ricardo. O papel do feedback na motivação de praticantes de exercício resistido. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 17, n. 4, p. 275-278, 2012. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/1878
MAGILL, Richard A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. 2000, 5. ed. São Paulo: Blucher, 2000.
MCGOWN, C. A. R. L. O ensino da técnica desportiva. Treino desportivo, v. 22, n. 1, p. 15-22, 1991.
MOTA, J. As funções do feedback pedagógico. Horizonte, v. 6, n. 31, p. 23-26, 1989.
NOGUEIRA, Nathálya Gardênia de Holanda Marinho et al. O conhecimento do professor de educação física sobre aprendizagem motora. Pensar a Prática, v. 24, 2021. https://doi.org/10.5216/rpp.v24.644877
OLIVEIRA, José Clovis Pereira de; OLIVEIRA, Antonio Leonilde de; MORAIS, Francisco de Assis Marinho; SILVA, Gessione Morais da; SILVA, Cícero Nilton Moreira da. O questionário, o formulário e a entrevista como instrumentos de coleta de dados: vantagens e desvantagens do seu uso na pesquisa de campo em ciências humanas. In: III Congresso Nacional de Educação. Rio Grande do Norte, 2013. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2016/TRABALHO_EV056_MD1_SA13_ID8319_03082016000937.pdf
PENIDO, Lívia Alípio et al. Conhecimento de graduados e graduandos em Educação Física sobre o Autismo. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 17, n. 02, 2016. https://doi.org/10.36311/2674-8681.2016.v17n2.06.p377
PESTANA, R. O sucesso comunicativo nas atividades desportivas. Estudo do feedback do treinador e do desportista no ensino das actividades desportivas. Revista Horizonte, v. 21, n. 124, p. 29-35, 2006.
PINSONNEAULT, Alain; KRAEMER, Kenneth. Survey research methodology in management information systems: an assessment. Journal of Management Information Systems, v. 10, n. 2, p. 75-105, 1993.
RIBEIRO, Simara Regina de Oliveira et al. Conhecimentos sobre comportamento motor e atitudes de professores de educação física face à inclusão de alunos com TEA. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, 2021. https://doi.org/10.36311/2674-8681.2021.v22n1.p143-1622
SAMPAIO, Ana Maria Mendes. Avaliação de desempenho docente sob a perspectiva de desenvolvimento profissional dos professores. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 6, n. 01, p. 01-17, 2021. https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.10113
SANTOS, Cremilde Mendes; KROEFF, Renata Fischer da Silveira. A contribuição do feedback no processo de avaliação formativa. Revista Multidisciplinar em Educação, v. 5, n. 11, p. 20-39, mai./ago., 2018.
SCHMIDT, Richard Allen. Aprendizagem e Performance Motora: dos princípios à prática. São Paulo: Movimento. 1993.
SCHMIDT, Richard Allen; WRISBERG, Craig A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. 2001. 4. ed. Editora Artmed. 2001
SIMÕES, Vera Alexandra da Costa. Estudo do feedback pedagógico em instrutores de ginástica localizada com diferentes níveis de experiência profissional. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desporto e Exercício). Vila Real: Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, fev. 2008. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://repositorio.ipsantarem.pt/handle/10400.15/391
TANI, Go. Significado, detecção e correção do erro de performance no processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras. Revista brasileira de ciência e movimento, p. 50-8, 1989. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/112
TERTULIANO, Ivan Wallan; SOUZA JÚNIOR, Orlando Pereira de; SILVA FILHO, Antônio Sabino da; CORRÊA, Umberto Cesar. Estrutura de prática e frequência de "feedback" extrínseco na aprendizagem de habilidades motoras. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 22, n. 2, p. 103-118, 2008.Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16686
TURATO, Egberto Ribeiro. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Revista de Saúde pública, v. 39, p. 507-514, 2005. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/rsp/2005.v39n3/507-514/pt
UGRINOWITSCH, Herbert; FONSECA, Fabiano de Souza; CARVALHO, Maria Flavia Soares Pinto; PROFETA, Vitor Leandro da Silva; BENDA, Rodolfo Novelino. Efeitos de faixas de amplitude de CP na aprendizagem do saque tipo tênis do voleibol. Motriz, v. 17, n. 1, p. 82-92, jan./mar. 2011. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/motriz/a/nX3HydzzkQLGd8x9wz74kcj/
UGRINOWITSCH, Herbert; TERTULIANO, Ivan Wallan; COCA, Alessandra Aguillar; PEREIRA, Fábio Alves dos Santos.; GIMENEZ, Roberto. Frequência de feedback como um fator de incerteza no processo adaptativo em aprendizagem motora. Ciência e movimento, v. 11, n. 2, p. 41-47, 2003. . Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/495
VALENTE, José Armando. Formação de profissionais na área de informática em educação. In: VALENTE, J. A. Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 1993. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://www.academia.edu/download/31215951/valente.pdf.