FEEDBACK NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE: UM OLHAR PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL

USE OF FEEDBACK IN THE PHYSICAL EDUCATION AND SPORT CONTEXT: A LOOK AT PROFESSIONAL PRACTICE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.15807

Palavras-chave:

Formação profissional, Docência, Aprendizagem motora, Retroalimentação

Resumo

O feedback é fundamental para o processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras. O objetivo deste trabalho foi o de apresentar a opinião de professores de Educação Física em relação ao uso do feedback em suas aulas. Quinze professores de Educação Física participaram do estudo. Para a coleta de dados utilizamos um questionário específico para analisar a compreensão dos professores sobre o fornecimento de feedback extrínseco. Foi possível constatar que a grande maioria possui um bom entendimento sobre o tema e considera o feedback indispensável para o processo de aprendizagem de seus alunos. No entanto, é necessário realizar estudos que investiguem a perspectiva dos/as praticantes para ampliar os conhecimentos acerca do tema.

 

Biografia do Autor

Nathalia Aparecida dos Santos, Universidade Federal de Lavras – UFLA

Graduanda em Educação Física pela Universidade Federal de Lavras – UFLA.

Vitor Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Lavras – UFLA

Possui Mestrado em Educação (UFLA). Especialização em Educação Física Escolar (Faculdade Venda Nova do Imigrante). Graduação em Educação Física (UFLA).

Cláudio Lúcio Mendes, Universidade Federal de Lavras – UFLA

Possui doutorado em Educação (UFRGS). É professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras.

Lúcio Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação / FACED / UFAM. Professor Permanente do Programa em Rede de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF). Doutor em Ciências, área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano, pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (2013). Mestre em Educação Física, área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano, pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (2004). Especialização em Ciência e Técnica da Natação pelas Faculdades Integradas Castelo Branco (1992). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1987). Professor Adjunto C Nível IV da Universidade Federal do Amazonas/UFAM. Líder do Grupo de Estudos do Comportamento Motor Humano (LECOMH) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia/FEFF. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Motor (Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação); Pedagogia do Movimento e Educação Inclusiva. 

Cleverton José Farias de Souza, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física e especialização em Psicopedagogia (UFAM). Mestrado em Educação Física (USP). Doutorado em Educação Física (USP). Pós-doutorado em Educação Física (Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física da Universidade de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba). Atualmente é professor da Universidade Federal do Amazonas.

Alessandro Teodoro Bruzi, Universidade Federal de Lavras – UFLA

Possui graduação em Educação Física (Faculdade Presbiteriana Gammon).Especialização em Treinamento Esportivo e mestrado em Educação Física (UFMG). Doutorado em Educação Física (Escola de Educação Física e Esporte da USP). Professor associado da Universidade Federal de Lavras.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, Editora: Presses Universitaires de France, 2011.

BATISTA, Paula Maria; JOAQUIM, Bárbara; CARVALHO, Maria José. A percepção de competências dos gestores desportivos em função da experiência profissional. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, p. 50-57, 2016. Acesso em: 17 ago. 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/YF89589gk3W9BDkpkc8stkq/.

BERELSON, Bernard. Content analysis in communication. Research. Nova Iorque, DI. Univ. Press, 1952, Hafner Publ. Co., 1971.

CARDOSO, Ana Carolina Simões. Feedback em contextos de ensino-aprendizagem on-line. Linguagens e Diálogos, v. 2, n. 2, p. 17-34, 2011.

CARPENTIER, Joëlle; MAGEAU, Geneviève. Predicting Sport Experience during Training: The Role of Change-Oriented Feedback in Athletes’ Motivation, Self-Confidence and Needs Satisfaction Fluctuations. Journal of sport and exercise psychology, v. 38, n. 1, p. 45-58, 2016.

CHIVIACOWSKY, Suzete; NEVES, Camila; LOCATELLI, Liliane; OLIVEIRA, Cibelly. Aprendizagem motora em crianças: efeitos da frequência autocontrolada de conhecimentode resultados. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 26, n. 3, 2005. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: http://www.revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/167

CONSONI, Bianca. A importância do feedback. 2010. Monografia (Administração). Assis, SP: Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis, 2010. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqTccs/0711260709.pdf

CORRÊA, Umberto Cesar; BARROS, João Augusto de Camargo; WALTER, Cinthya; MARTEL, Virgínia da Silva Almeida. Efeitos da frequência de conhecimento de performance na aprendizagem de habilidades motoras. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 19, n. 2, p. 127-141, 2005. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16589

CUNHA, Fabio Aires da. Feedback como instrumento pedagógico (Org.). Educação Física. v. 38, 2004.

FONSECA, João José Saraiva. Apostila de metodologia da pesquisa científica. João José Saraiva da Fonseca, 2002. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012-1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf

FREIRE, Auro Barreiros. Autocontrole de conhecimento de performance (CP) e de conhecimento de resultados (CR) na aquisição de habilidades motoras. 2017. Tese (Doutorado em Ciências do Esporte da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional). Belo Horizonte: UFMG, 2017. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/30750

GODINHO, Mário; MENDES, Rui; MELO, Felipe; BARREIROS, João. Controlo motor e aprendizagem: Fundamentos e aplicações. Lisboa: FMH edições, 1999.

GUIMARÃES, Sueli Edi Rufini; BZUNECK, José Aloyseo; BORUCHOVITCH, Evely. Estilos motivacionais de professores: propriedades psicométricas de um instrumento de avaliação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 19, p. 17-24, 2003. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/MPBGSPyKrxpSf4Dj7pbngGg/?lang=pt

LIZ, Carla Maria de; PANARIELLO, Júlia Malnati; VIANA, Maick da Silveira; BRANDT, Ricardo. O papel do feedback na motivação de praticantes de exercício resistido. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 17, n. 4, p. 275-278, 2012. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/1878

MAGILL, Richard A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. 2000, 5. ed. São Paulo: Blucher, 2000.

MCGOWN, C. A. R. L. O ensino da técnica desportiva. Treino desportivo, v. 22, n. 1, p. 15-22, 1991.

MOTA, J. As funções do feedback pedagógico. Horizonte, v. 6, n. 31, p. 23-26, 1989.

NOGUEIRA, Nathálya Gardênia de Holanda Marinho et al. O conhecimento do professor de educação física sobre aprendizagem motora. Pensar a Prática, v. 24, 2021. https://doi.org/10.5216/rpp.v24.644877

OLIVEIRA, José Clovis Pereira de; OLIVEIRA, Antonio Leonilde de; MORAIS, Francisco de Assis Marinho; SILVA, Gessione Morais da; SILVA, Cícero Nilton Moreira da. O questionário, o formulário e a entrevista como instrumentos de coleta de dados: vantagens e desvantagens do seu uso na pesquisa de campo em ciências humanas. In: III Congresso Nacional de Educação. Rio Grande do Norte, 2013. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2016/TRABALHO_EV056_MD1_SA13_ID8319_03082016000937.pdf

PENIDO, Lívia Alípio et al. Conhecimento de graduados e graduandos em Educação Física sobre o Autismo. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 17, n. 02, 2016. https://doi.org/10.36311/2674-8681.2016.v17n2.06.p377

PESTANA, R. O sucesso comunicativo nas atividades desportivas. Estudo do feedback do treinador e do desportista no ensino das actividades desportivas. Revista Horizonte, v. 21, n. 124, p. 29-35, 2006.

PINSONNEAULT, Alain; KRAEMER, Kenneth. Survey research methodology in management information systems: an assessment. Journal of Management Information Systems, v. 10, n. 2, p. 75-105, 1993.

RIBEIRO, Simara Regina de Oliveira et al. Conhecimentos sobre comportamento motor e atitudes de professores de educação física face à inclusão de alunos com TEA. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, 2021. https://doi.org/10.36311/2674-8681.2021.v22n1.p143-1622

SAMPAIO, Ana Maria Mendes. Avaliação de desempenho docente sob a perspectiva de desenvolvimento profissional dos professores. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 6, n. 01, p. 01-17, 2021. https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.10113

SANTOS, Cremilde Mendes; KROEFF, Renata Fischer da Silveira. A contribuição do feedback no processo de avaliação formativa. Revista Multidisciplinar em Educação, v. 5, n. 11, p. 20-39, mai./ago., 2018.

SCHMIDT, Richard Allen. Aprendizagem e Performance Motora: dos princípios à prática. São Paulo: Movimento. 1993.

SCHMIDT, Richard Allen; WRISBERG, Craig A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. 2001. 4. ed. Editora Artmed. 2001

SIMÕES, Vera Alexandra da Costa. Estudo do feedback pedagógico em instrutores de ginástica localizada com diferentes níveis de experiência profissional. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desporto e Exercício). Vila Real: Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, fev. 2008. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://repositorio.ipsantarem.pt/handle/10400.15/391

TANI, Go. Significado, detecção e correção do erro de performance no processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras. Revista brasileira de ciência e movimento, p. 50-8, 1989. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/112

TERTULIANO, Ivan Wallan; SOUZA JÚNIOR, Orlando Pereira de; SILVA FILHO, Antônio Sabino da; CORRÊA, Umberto Cesar. Estrutura de prática e frequência de "feedback" extrínseco na aprendizagem de habilidades motoras. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 22, n. 2, p. 103-118, 2008.Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16686

TURATO, Egberto Ribeiro. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Revista de Saúde pública, v. 39, p. 507-514, 2005. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/rsp/2005.v39n3/507-514/pt

UGRINOWITSCH, Herbert; FONSECA, Fabiano de Souza; CARVALHO, Maria Flavia Soares Pinto; PROFETA, Vitor Leandro da Silva; BENDA, Rodolfo Novelino. Efeitos de faixas de amplitude de CP na aprendizagem do saque tipo tênis do voleibol. Motriz, v. 17, n. 1, p. 82-92, jan./mar. 2011. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/motriz/a/nX3HydzzkQLGd8x9wz74kcj/

UGRINOWITSCH, Herbert; TERTULIANO, Ivan Wallan; COCA, Alessandra Aguillar; PEREIRA, Fábio Alves dos Santos.; GIMENEZ, Roberto. Frequência de feedback como um fator de incerteza no processo adaptativo em aprendizagem motora. Ciência e movimento, v. 11, n. 2, p. 41-47, 2003. . Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/495

VALENTE, José Armando. Formação de profissionais na área de informática em educação. In: VALENTE, J. A. Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 1993. Acesso em: 18 ago. 2024. Disponível em: https://www.academia.edu/download/31215951/valente.pdf.

Downloads

Publicado

31-12-2024

Como Citar

SANTOS, N. A. dos .; OLIVEIRA, V. P. de .; MENDES, C. L. .; FERREIRA, L. F.; SOUZA, C. J. F. de .; BRUZI, A. T. . FEEDBACK NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE: UM OLHAR PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL: USE OF FEEDBACK IN THE PHYSICAL EDUCATION AND SPORT CONTEXT: A LOOK AT PROFESSIONAL PRACTICE. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 1–17, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i4.15807. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/15807. Acesso em: 4 jan. 2025.